Prova Concurso Público - TJ/RJ - Analista judiciário - Área Judiciária - Abril/2008 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 52% acertaram esta questão.

298 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 24 a 28


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


26ª Questão:

Acerca de aspectos da estrutura argumentativa do texto II, assinale a opção correta.

a) A principal estratégia utilizada pelo autor para fortalecer a argumentação é a da construção de parágrafos que apresentam a mesma idéia, reescrita de diferentes formas.

28 marcações (9%)
b) Na argumentação do autor, predomina o recurso a opiniões do senso comum a respeito de Machado de Assis, em contraste com pontos de vista de críticos literários.

48 marcações (16%)
c) As perguntas apresentadas nas linhas 8 e 17 foram feitas para que o leitor, no decorrer da leitura do texto, construa as próprias respostas a respeito de Machado de Assis.

33 marcações (11%)
d) No trecho “Entre aquele escritor alienado e retrógrado do século XIX e o escritor engajado e quase ‘vanguardista’ de algumas leituras de hoje” (L.27-29), os qualificativos referentes a Machado de Assis resumem as principais características desse escritor apresentadas no segundo e no terceiros parágrafos.

156 marcações (52%)
e) Um dos objetivos principais do texto é informar a data do centenário da morte de Machado de Assis, já que ele é um dos maiores escritores brasileiros.

33 marcações (11%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.