2003 (Terceiro)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 29% acertaram esta questão.

1.272 pessoas responderam.

Direito Civil e Processo Civil


15ª Questão:

Escolha a afirmação incorreta:

a) Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I. por incapacidade relativa do agente; II. por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão, simulação ou fraude contra credores.

371 marcações (29%)
b) É de quatro anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico, contado: I. no caso de coação, do dia em que ela cessar; II. no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou lesão, do dia em que se realizou o negócio jurídico; III. no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade.

394 marcações (31%)
c) Comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

187 marcações (15%)
d) Não corre a prescrição: I. entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II. entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III. entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela; IV - contra os absolutamente incapazes; V- contra os ausentes do País, desde que em serviço público da União, dos Estados ou dos Municípios; V - os que se acharem servindo as Forças Armadas, em tempo de guerra; VI - pendendo condição suspensiva; VII - não estando vencido o prazo; VIII - pendendo ação de evicção.

320 marcações (25%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Novembro/2003.