2006 (Terceiro)

Direito Tributário


90ª Questão:

Consoante a Constituição Federal, diversos são os requisitos para a instituição de taxas pela utilização de determinados serviços públicos. Alguns desses requisitos são exigidos concomitantemente; outros, alternativamente. Em relação a essas exigências, assinale a opção incorreta.
Atenção: esta questão foi anulada!

a) As taxas podem ser instituídas ou pela utilização de certos serviços públicos ou pelo exercício do poder de polícia.

225 marcações (18%)
b) Os serviços públicos taxados, além de postos à disposição do contribuinte, deverão ser prestados a ele.

448 marcações (36%)
c) As taxas podem ser instituídas pela utilização de serviços públicos específicos ou divisíveis.

323 marcações (26%)
d) A utilização de serviços públicos taxados pode ser efetiva ou potencial.

233 marcações (19%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Quero testar com algumas pessoas gratuitamente. Se tiver interesse, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2006.