Prova Concurso Público - TRT/MA - Juiz do Trabalho Substituto - Agosto/2006 - TRT - (2º Dia)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.

330 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


69ª Questão:

Assinale a opção CORRETA:

I. A Teoria da Substanciação, adotada pelo Direito brasileiro, vê na causa de pedir o suporte fático da pretensão manifestada pelo demandante em juízo.

II. O terceiro que intervém no processo como assistente só poderá discutir a “justiça da decisão” em processo posterior, se comprovar que o assistido não atuou corretamente no processo em que interveio, aplicável às duas espécies de assistência: a simples e a litisconsorcial.

III. A capacidade processual não pressupõe a capacidade de ser parte.

IV. O juiz não tem poder de polícia, possuindo apenas poderes ordinatórios, decisórios e executórios nos processos sob sua competência.

V. O Ministério Público atua como parte quando age como demandante, ao mesmo tempo em que atua como custos legis.

a) As assertivas I, II e III estão corretas

75 marcações (23%)
b) As assertivas I, III e IV estão corretas.

64 marcações (19%)
c) As assertivas III, IV e V estão incorretas.

100 marcações (30%)
d) As assertivas III, IV e V estão corretas.

50 marcações (15%)
e) Todas as alternativas acima.

41 marcações (12%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Quero testar com algumas pessoas gratuitamente. Se tiver interesse, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.