Prova Concurso Público - TRT/MA - Juiz do Trabalho Substituto - Agosto/2006 - TRT - (2º Dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 49% acertaram esta questão.

1.145 pessoas responderam.

Direito Coletivo do Trabalho


60ª Questão:

Assinale a alternativa CORRETA:

a) É de 4 anos o prazo máximo de vigência dos acordos e das convenções coletivas. Assim sendo, é inválida, naquilo que ultrapassa aquele prazo total, a cláusula de termo aditivo que prorroga a vigência do instrumento coletivo originário por prazo indeterminado.

93 marcações (8%)
b) O aumento real, concedido pela empresa a todos os seus empregados, não pode ser reduzido mediante a participação efetiva do sindicato profissional no ajuste.

84 marcações (7%)
c) É válida cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho contemplando a supressão ou redução do intervalo intrajornada.

153 marcações (13%)
d) O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical patronal, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

252 marcações (22%)
e) A Constituição da República, em seus arts. 5º, XX e 8º, V, assegura o direito de livre associação e sindicalização. É ofensiva a essa modalidade de liberdade cláusula constante de acordo, convenção coletiva ou sentença normativa estabelecendo contribuição em favor de entidade sindical a título de taxa para custeio do sistema confederativo, assistencial, revigoramento ou fortalecimento sindical e outras da mesma espécie, obrigando trabalhadores não sindicalizados. Sendo nulas as estipulações que inobservem tal restrição, tornam-se passíveis de devolução os valores irregularmente descontados.

563 marcações (49%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.