Prova Concurso Público - TRT/MA - Juiz do Trabalho Substituto - Agosto/2006 - TRT - (1º Dia)

Direito Previdenciário


47ª Questão:

Analise as proposições abaixo:

I. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo quinto dia do afastamento da atividade e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

II. A aposentadoria por idade, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado que completar sessenta e cinco anos de idade, se homem, ou sessenta, se mulher, reduzidos esses limites para sessenta e cinqüenta e cinco anos de idade para os trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres, referidos na alínea a do inciso I, na alínea j do inciso V e nos incisos VI e VII do caput do art. 9. º, bem como para os segurados garimpeiros que trabalhem, comprovadamente, em regime de economia familiar, conforme definido no § 5ºdo art. 9º.

III. Será devido o salário-maternidade à segurada especial, desde que comprove o exercício de atividade rural nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data do parto ou do requerimento do benefício, quando requerido antes do parto, mesmo que de forma descontínua, aplicando-se, quando for o caso, o disposto no parágrafo único do art. 29.

IV. Falecendo o segurado detido ou recluso, o auxílio reclusão que estiver sendo pago não será convertido em pensão por morte.

Assinale a opção Correta:
Atenção: esta questão foi anulada!

a) Somente a proposição II é verdadeira;

306 marcações (23%)
b) As proposições I e II são verdadeiras;

408 marcações (30%)
c) As proposições II e III são verdadeiras;

281 marcações (21%)
d) Somente as proposições I e III são falsas;

110 marcações (8%)
e) Todas as proposições são falsas.

245 marcações (18%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.