Prova Concurso Público - TRT/MA - Juiz do Trabalho Substituto - Agosto/2006 - TRT - (1º Dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 36% acertaram esta questão.

259 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


23ª Questão:

Sobre o instituto da prova, marque a opção CORRETA:

I) A Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada (fruits of the poisonous tree), ou as chamadas provas ilícitas por derivação, não são acolhidas pelo STF ou pela doutrina dominante, eis que são aquelas em si mesmas lícitas, mas produzidas a partir de outra ilegalidade obtida, ou seja, o vício da planta se transmite a todos os seus frutos.

II) Quando o pagamento de uma obrigação for em quotas periódicas, a quitação da última estabelece a presunção de estarem solvidas as anteriores, sendo exemplo de presunção absoluta.

III) A iniciativa probatória do juiz deve sofrer algumas limitações para que não haja infringência aos princípios da isonomia e da imparcialidade, sendo necessária a motivação das decisões e a submissão das provas colhidas por ordem do magistrado ao contraditório.

IV) A prova emprestada no processo civil deve ter sido colhida em processo anterior em que figuraram as mesmas partes, em respeito ao princípio do contraditório.

V) O CPC acolhe a Teoria Estática do Ônus da Prova ou Teoria Clássica, em que o encargo probatório não é distribuído previamente às partes incumbindoas da obrigação de provar os fatos por si alegados, havendo flexibilidade na condução da prova.

a) As assertivas I, II e III estão corretas

38 marcações (15%)
b) As assertivas I, III e IV estão corretas.

92 marcações (36%)
c) As assertivas II, III e V estão corretas.

34 marcações (13%)
d) As assertivas III, IV e V estão corretas.

73 marcações (28%)
e) Todas as alternativas acima.

22 marcações (8%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.