Prova Concurso Público - TRT/MA - Juiz do Trabalho Substituto - Agosto/2006 - TRT - (1º Dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 52% acertaram esta questão.

315 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


21ª Questão:

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Advogado habilitado que passa em concurso público perde a capacidade postulatória ao tomar posse, o que causa a extinção do processo.

4 marcações (1%)
b) O acordo firmado entre as partes, com o pedido de homologação judicial, resolve o processo, sem apreciação de mérito.

43 marcações (14%)
c) Ação de Alimentos em que na contestação a parte nega a paternidade e ingressa com Ação Negatória de Paternidade, fazendo surgir uma questão prejudicial no processo principal, que deverá ser resolvida após reunião dos feitos no mesmo juízo, que decidirá as duas questões na mesma sentença, sem ordem de preferência, para não resultar em contradição.

37 marcações (12%)
d) Sendo a demanda ato pelo qual se impulsiona a atuação estatal, esta se identifica com três elementos essenciais: as partes, a causa de pedir e o pedido ou objeto, sendo este último imediato, quando se refere ao provimento jurisdicional pretendido, e o mediato, quando se tratar do bem da vida.

164 marcações (52%)
e) A incapacidade processual deverá ser suprida através da nomeação de curador especial, que poderá exercer amplos poderes de representação dentro e fora do processo, a fim de cuidar dos interesses do incapaz.

67 marcações (21%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2006.