2007 (Segundo)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 53% acertaram esta questão.

1.538 pessoas responderam.

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho


52ª Questão:

Sobre dissídios coletivos, considere as assertivas abaixo.

I- Os dissídios coletivos podem ser classificados como originários, revisionais, de natureza econômica ou de natureza jurídica.

II- Para a instauração dos dissídios coletivos, devem ser apontados seus motivos e as bases da conciliação.

III- Considerando as disposições da Emenda Constitucional no 45, que alteraram a competência da Justiça do Trabalho, não é mais necessária a realização de assembléia para instauração de dissídio coletivo.

Quais são corretas?

a) Apenas I

157 marcações (10%)
b) Apenas I e II

813 marcações (53%)
c) Apenas II e III

285 marcações (19%)
d) I, II e III

283 marcações (18%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Quero testar com algumas pessoas gratuitamente. Se tiver interesse, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2007.