126º Exame de Ordem SP - 2005 (Primeiro)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 37% acertaram esta questão.

1.866 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


31ª Questão:

São características da ação declaratória incidental:

a) A mesma sentença que julga a ação principal abrange a declaração incidente- Além disso, a ação declaratória possui independência procedimental, subsistindo para julgamento mesmo se a ação principal for extinta.

308 marcações (17%)
b) A mesma sentença que julga a ação principal abrange a declaração incidente- Ademais, o objeto da ação declaratória incidental é, necessariamente, uma relação jurídica, e não um fato.

698 marcações (37%)
c) O objeto da ação declaratória incidental é, necessariamente, uma relação jurídica, e não um fato- A ação declaratória incidental poderá, entretanto, inovar quanto à matéria, não ficando adstrita à matéria constante do processo principal.

393 marcações (21%)
d) A ação declaratória possui independência procedimental, subsistindo para julgamento mesmo se a ação principal for extinta- Além disso, a ação declaratória incidental poderá inovar quanto à matéria, não ficando adstrita à matéria constante do processo principal.

467 marcações (25%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2005.