2006 (Primeiro)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 38% acertaram esta questão.

3.925 pessoas responderam.

Direito Empresarial


99ª Questão:

Maria emitiu uma nota promissória em favor de Antônio, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), com vencimento em 03 de março de 2006, pagável em Belo Horizonte. Antônio exigiu avalistas. Assim, foram apostas as assinaturas das seguintes pessoas no título:

Carla, menor impúbere, lançou sua assinatura na nota promissória, na qualidade de avalista de Maria.

Joana, maior e capaz, apresentou-se como procuradora de Cristina, e lançou sua assinatura no título, avalizando a Maria.

José, maior e capaz, lançou sua assinatura no título, avalizando a Maria.

Ocorre que na época do pagamento, Antônio certificou-se de que Carla era menor incapaz. Descobriu que Joana não tinha os poderes específicos para o aval dado e verificou que o aval dado por José era perfeito e regular. Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA:

a) A irregularidade do aval dado por Carla invalida todas as demais obrigações contidas no título.

757 marcações (19%)
b) Cristina, se executada por Antônio, deverá pagar o valor correspondente à nota promissória, em virtude do aval dado por Joana, como sua procuradora.

738 marcações (19%)
c) Joana, se executada por Antônio, deverá pagar o valor correspondente à nota promissória, pessoalmente.

1.504 marcações (38%)
d) José somente poderá ser executado por Antônio, após serem frustradas todas as possibilidades de recebimento do crédito pelos demais avalistas.

926 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2006.