2007 (Primeiro)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 82% acertaram esta questão.

5.120 pessoas responderam.

Estatuto da OAB/Código de Ética


27ª Questão:

Sobre honorários profissionais:

Certo advogado celebra apenas um contrato verbal de honorários advocatícios com seu cliente. No decorrer da prestação do serviço houve necessidade de majorar os honorários, devido ao aumento de atos judiciais. Resolve o advogado, por sua deliberação própria, descontar os honorários contratados, acrescido de majoração, de valores que devam ser entregues ao cliente. Assinale a alternativa CORRETA. O advogado agiu:

a) incorretamente, pois eventual correção ou majoração devem ser previstos em contrato escrito; o desconto de honorários contratados depende de prévia autorização ou previsão contratual.

4.196 marcações (82%)
b) incorretamente, pois somente é permitido o desconto de honorários contratados sem a majoração, independente de autorização prévia ou previsão contratual.

325 marcações (6%)
c) corretamente, pois eventual correção integra os honorários, e o advogado tem a faculdade de descontar os honorários contratados de valores que devam ser entregues ao cliente.

422 marcações (8%)
d) corretamente, pois a procuração ad judicia dada pelo cliente dispensa o contrato de honorários.

177 marcações (3%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2007.