-
Cursos
- Simples e Gratuitos
- Cursos JurisWay
- Com Certificação
- Estudos Temáticos com Certificado
-
Provas
- Exame de Ordem
- OAB 1ª fase - Prova Objetiva - Questões Fechadas em Formato Interativo
- OAB 2ª fase - Prova Prático-Profissonal - Questões Abertas com Gabarito
- Concursos Públicos
- Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
- Provas do ENEM
- Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
- Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
- Como fazer provas anteriores
- Criando uma base sólida
- A curva do esquecimento
- Conteúdo Relacionado
- Dicas para Provas e Concursos
- Perguntas
- Modelos
- Vídeos
- Artigos
- Notícias
-
- Conteúdos em Outros Formatos
- Notícias Jurídicas
- Eu Juiz
- Eu Legislador
- Indicação de Filmes
- JurisClipping
- Curiosidades da Internet
- Mais no JurisWay
- Mapa do Site
- Entenda o JurisWay
- O que é JurisWay?
- Por que JurisWay?
- Colaboradores
- Redes Sociais
-
Facebook
-
Twitter
-
Cursos Online
- Gratuitos
- Cursos Online Gratuitos
- Certificados
- Cursos com Certificado
-
Provas e Concursos
- Exame de Ordem
- OAB 1ª fase - Objetivas - Formato Interativo
- OAB 2ª fase - Prático-Profissonais - Discursivas com Gabarito
- Concursos Públicos
- Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
- Provas do ENEM
- Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
- Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
- Como fazer provas anteriores
- Criando uma base sólida
- A curva do esquecimento
- Conteúdo Relacionado
- Dicas para Provas e Concursos
-
Veja também...
- Conteúdos em Outros Formatos
- Videos Selecionados Gratuitos
- Perguntas e Respostas
- Modelos de Documentos
- Notícias dos Tribunais
- Sala dos Doutrinadores (artigos jurídicos)
- Mais no JurisWay
- Mapa do Site
- Redes Sociais
-
Facebook
-
Twitter
- Contato
- Fale Conosco
Conecte-se ao JurisWay
Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE/PB 2015
Gabarito Preliminar
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Novembro/2015
Questão 8 - Língua Portuguesa


Você poderá efetuar marcações visuais de certo



Para criar um



Para apagar a marcação, basta clicar mais uma vez sobre a marcação

Ok
Anexo para as questões 6 a 10
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às perguntas de números 6 a 10.
No Engenho do Pau d'Arco, na Paraíba, nas ruas do Recife e João Pessoa, no início do século XX, cismava, sofria, escrevia
poemas, um homem jovem, magro e taciturno, que se tornaria conhecido na história da literatura brasileira pelo nome de Augusto dos Anjos.
Augusto dos Anjos vive em um ambiente de decadência, doença e luto. Mas o que desmorona não é apenas sua família: é todo um amplo setor da classe latifundiária do Nordeste atingida por transformações econômicas, sociais e políticas .
Na época em que Augusto forjava os instrumentos de sua expressão poética, o Parnasianismo e o Simbolismo eram as tendências atuantes na poesia brasileira. Tanto uma como outra influíram na sua formação, mas a nenhuma delas se filiou.
Na obra de Augusto dos Anjos aparecem, não de maneira eventual, e sim como elemento constitutivo de sua linguagem, alguns traços que caracterizam a nova poesia, a que se convencionou chamar de poesia moderna. Daí a presença, em sua obra, de elementos que o põem adiante de sua época. Mas em que me baseio para afirmar que existe, no poeta do Eu, elementos que antecipam a linguagem moderna da poesia brasileira? Para responder essa questão, devo primeiramente esclarecer o que entendo por "poesia moderna" ou "nova linguagem da poesia".
Quando a linguagem da poesia desceu ao nível da prosa, o próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano e passou a ver nele não o mundo de que se deve fugir e sim o mundo que se deve transformar. A desmistificação do real implica, naturalmente, a desmistificação da linguagem. A poesia se torna, cada vez mais, o trabalho objetivo do poeta sobre a linguagem, visando exprimir a complexidade desse mundo concreto e dinâmico. Sua "ação" só terá sentido na medida em que sua linguagem não apareça como um discurso vazio a deslizar pela superfície das coisas.
Toda atividade humana é um esforço para superar a contradição sujeito-mundo. A poesia é um modo específico de tentar essa superação infinitamente recomeçada. É, por isso, um discurso deliberadamente desconcertante, que contraria a normalidade.
Para atingi-lo, o poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem as características de sua nova linguagem:
construção sintática inusitada, choque de palavras, enumeração caótica, mistura de formas verbais coloquiais e eruditas, de palavras vulgares com palavras "poéticas", etc. Alguns desses recursos foram utilizados por Augusto dos Anjos.
(Adaptado de: GULLAR, Ferreira. Disponível em: jornal-daparaiba.com.br/euaugusto)
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
A frase que admite transposição para a voz passiva está em:
A | Na obra de Augusto dos Anjos aparecem... |
B | Quando a linguagem da poesia desceu ao nível da prosa... |
C | Augusto dos Anjos vive em um ambiente de decadência, doença e luto. |
D | ... o Parnasianismo e o Simbolismo eram as tendências atuantes na poesia brasileira. |
E | Na época em que Augusto forjava os instrumentos de sua expressão poética... |