Analista judiciário - Área Judiciária - TRT/MG 2015
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Julho/2015

Questão 4 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 8

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto que segue.

A matéria abaixo, que recebeu adaptações, é do jornalista Alberto Dines, e foi  veiculada em 9/05/2015, um dia após as comemorações pelos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Sete décadas depois porção ínfima da história da humanidade , aquele que foi chamado Dia da Vitória e comemoradoloucamente nas ruas do mundo metamorfoseou-se em Dia das Esperanças Perdidas: a guerra não acabou. Os Aliadosdesvincularam-se, tornaram-se adversários. A guerra continua, está aí, espalhada pelo mundo, camuflada por diferentesnomenclaturas, inconfundível, salvo em breves hiatos sem hostilidades, porém com intensos ressentimentos.

Comenta-se com propriedade sobre o parágrafo acima, em seu contexto:


A Os travessões encerram forte argumento para a defesa das ideias de Dines, pois o segmento alerta para o fato de que, emmuito breve intervalo de tempo, a humanidade conheceu significativo revés de sentimentos.
  
B As expressões Dia da Vitória e Dia das Esperanças Perdidas concentram a crítica que Dines faz aos profissionais dojornalismo brasileiro e internacional, ao cunharem bordões que pouco explicam a natureza dos fatos.
  
C O emprego do adjetivo camufladaretoma o que se diz anteriormente por meio da expressão metamorfoseou-se.
  
D A expressão tornaram-se adversários exprime a consequência inevitável da ação mencionada anteriormente na frase.
  
E Em salvo em breves hiatos sem hostilidades, a substituição do segmento destacado por “a exceção de” preserva o sentidoe a correção originais.