Analista judiciário - Área Judiciária - TRT/SP 2014
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Fevereiro/2014

Questão 7 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 1 a 8


Instruções: 

Para responder às questões de números 1 a 8, considere o texto a seguir.

 


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

A reflexão social latino-americana no século XIX, já testemunha dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos, tomou-os como um paradigma em sua luta orientada contra o que seria o seu atraso constitutivo, resultante do caudilhismo e do patrimonialismo vigentes em seus espaços nacionais.

O trecho acima transcrito teve seus segmentos reformulados, como se observa nas alternativas. A que apresenta redação que preserva o sentido original do texto é:


A resultante do caudilhismo e do patrimonialismo/ reprodução das ditaduras e da forma de governar dos que têm mais acesso a patrimônios e bens de consumo.
  
B vigentes em seus espaços nacionais/ que vigoravam em países da América Latina.
  
C A reflexão social latino-americana no século XIX, já testemunha dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos/ O pensamento social latino-americano no século XIX, testemunha imediata dos sucessos econômicos e políticos dos Estados Unidos.
  
D tomou-os como um paradigma em sua luta orientada/ tratou-os como exemplo de sucesso a ser superado na ocasião do embate que seria travado.
  
E luta orientada contra o que seria o seu atraso constitutivo/ confronto corajoso especificamente estabelecido com o que viria a constituir o seu atraso.