Analista judiciário - Área Judiciária - TRE/AM 2014
Elaboração: IBFC
Prova aplicada em Fevereiro/2014
Questão 33 - Direito Administrativo
Marcações visuais
:
Você poderá efetuar marcações visuais de certo
e errado
no texto das questões.
:Você poderá efetuar marcações visuais de certo
e errado
no texto das questões.Fulano da Silva foi preso e condenado pela prática de crime. Posteriormente, foi comprovada a sua inocência.
A sentença criminal havia sido proferida de modo negligente, pois o juiz não apreciou devidamente as provas produzidas no processo. Nessa hipótese:
| A | Caberá ao Estado indenizar o condenado, pois a sentença foi decorrente de erro judiciário. |
| B | Somente o juiz poderá ser responsabilizado pelas perdas e danos em virtude dos prejuízos causados. |
| C | O condenado terá a alternativa de propor a ação indenizatória contra o Estado ou contra o próprio juiz responsável pelos danos, cabendo ao autor provar que a conduta judicial foi consumada de forma dolosa. |
| D | Não há que se falar em responsabilidade do juiz ou do Estado, pois os atos judiciais traduzem uma das funções estruturais do Estado, refletindo o exercício da própria soberania. |



Facebook
Twitter