Analista judiciário - Área Judiciária - TRF/4ª Região 2004
Elaboração: FCC
Prova aplicada em Maio/2004

Questão 21 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Anexo para as questões 21 a 30

Atenção: As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.

Interação

Você eu não sei, mas um dos meus terrores é o teatro interativo. A possibilidade de acabar no palco, ou alguém do palco acabar no meu colo. Sei que a interação com o público é uma antiga tradição teatral. No teatro grego, não era raro alguém da platéia avisar ao Édipo que aquela era a sua mãe, forçando o ator a se fingir de surdo para não estragar a trama. Contam que alguns vilões de Shakespeare chegavam a interromper suas falas para responder aos insultos mais pesados do público, embora não haja registro de que algum tenha usado sua espada para silenciar alguém.

Em todos esses casos, a iniciativa era da platéia. Foi com o teatro de revista que a participação do público começou a ser incentivada do palco. Mas a não ser por uma eventual corista querendo tirá-lo para dançar ou alguma piada dirigida à sua careca, os espectadores da primeira fila não tinham muito o que temer.

Certamente nada parecido com o que viria com o teatro moderno, quando as primeiras filas se transformaram em áreas de exposição ao vexame - quando não à matéria orgânica. Quando, por assim dizer, o palco contra-atacou.

Ir ao teatro virou uma tortura e as primeiras filas um tormento. Você nunca sabe o que espirrará em você, ou se a mulher nua que sentará no seu colo não começará a morder sua orelha, ou não será um homem. Ou se você não será arrastado para o palco, despido e lambido por todo o elenco.

Dei para pedir lugar nas últimas filas do teatro, longe das ameaças. E se me avisam que eu terei a visão do palco obstruída, digo "melhor!". Não ver o palco significa que não me verão do palco.

(Luis Fernando Veríssimo, Banquete com os deuses)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.

Atente para as seguintes afirmações:

I. O que mais assusta o autor do texto é a possibilidade de que, durante uma peça, os espectadores passem a interferir na trama, advertindo os personagens dos perigos que os cercam.

II. No teatro moderno, por vezes, exige-se da platéia uma participação direta na peça: essa possibilidade costuma deixar aterrorizado o autor do texto.

III. Ao dizer que o “o palco contra-atacou”, o autor está-se referindo às reações dos espectadores gregos que obtinham pronta resposta por parte dos atores.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em


A I.
  
B II.
  
C III.
  
D I e II.
  
E II e III.