- 
							Cursos 
							
- Simples e Gratuitos
 - Cursos JurisWay
 - Com Certificação
 - Estudos Temáticos com Certificado
 
 - 
							Provas 
								
- Exame de Ordem
 - OAB 1ª fase - Prova Objetiva - Questões Fechadas em Formato Interativo
 - OAB 2ª fase - Prova Prático-Profissonal - Questões Abertas com Gabarito
 - Concursos Públicos
 - Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
 - Provas do ENEM
 - Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
 - Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
 - Como fazer provas anteriores
 - Criando uma base sólida
 - A curva do esquecimento
 - Conteúdo Relacionado
 - Dicas para Provas e Concursos
 
 - Perguntas
 - Modelos
 - Vídeos
 - Artigos
 - Notícias
 - 
							 
							
- Conteúdos em Outros Formatos
 - Notícias Jurídicas
 - Eu Juiz
 - Eu Legislador
 - Indicação de Filmes
 - JurisClipping
 - Curiosidades da Internet
 - Mais no JurisWay
 - Mapa do Site
 - Entenda o JurisWay
 - O que é JurisWay?
 - Por que JurisWay?
 - Colaboradores
 - Redes Sociais
 - 
									
 Facebook
								 - 
									
 Twitter
								 
 
- 
								Cursos Online
								
- Gratuitos
 - Cursos Online Gratuitos
 - Certificados
 - Cursos com Certificado
 
 - 
								Provas e Concursos
								
- Exame de Ordem
 - OAB 1ª fase - Objetivas - Formato Interativo
 - OAB 2ª fase - Prático-Profissonais - Discursivas com Gabarito
 - Concursos Públicos
 - Provas de Concursos Anteriores - Objetivas - Formato Interativo
 - Provas do ENEM
 - Provas do ENEM - Objetivas - Formato Interativo
 - Cursos Online Gratuitos sobre Provas e Concursos
 - Como fazer provas anteriores
 - Criando uma base sólida
 - A curva do esquecimento
 - Conteúdo Relacionado
 - Dicas para Provas e Concursos
 
 - 
								Veja também...
								
- Conteúdos em Outros Formatos
 - Videos Selecionados Gratuitos
 - Perguntas e Respostas
 - Modelos de Documentos
 - Notícias dos Tribunais
 - Sala dos Doutrinadores (artigos jurídicos)
 - Mais no JurisWay
 - Mapa do Site
 - Redes Sociais
 - 
										
 Facebook
									 - 
										
 Twitter
									 - Contato
 - Fale Conosco
 
 
Conecte-se ao JurisWay
					Escrevente Tecnico Judiciário - TJ/SP 2006
											Elaboração: Vunesp
						Prova aplicada em Abril/2006									
				Questão 30 - Língua Portuguesa
 
:Você poderá efetuar marcações visuais de certo
 e errado 
 no texto das questões.
 (certo), basta dar um duplo click (ou duplo toque no celular/tablet) sobre o local em que deseja criar a marcação.Para criar um
 (errado), basta criar um 
 e clicar novamente sobre ele para que se transforme em um 
. Para apagar a marcação, basta clicar mais uma vez sobre a marcação
.Ok
Anexo para as questões 25 a 30
As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
Sete milhões deixam a classe média
A classe média está menor. Entre 1980 e 2000, sete milhões de pessoas que ocupavam essa faixa da sociedade perderam seus empregos e não conseguiram ______. Em conseqüência, tiveram seu poder de compra reduzido, o padrão de vida rebaixado e, assim, saíram forçadamente da classe B para passar a tomar parte na classe C. Segundo o IBGE, em 1980 os assalariados que participavam do estrato social respondiam por 31,7% da População Economicamente Ativa (PEA). Vinte anos depois, porém, essa participação caiu para 27,1%. "A perspectiva é de que o número de pessoas expulsas da classe média aumente nos próximos anos", diz o economista Márcio Pochman, professor do Instituto de Economia da USP. "O ajuste do mercado de trabalho se deu principalmente nas profissões tipicamente de classe média, e esse ajuste continua."
(Istoé Online, 15.03.2006. Adaptado)
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
Em - O ajuste do mercado de trabalho... - pode-se considerar que
I. A expressão do mercado é determinante de ajuste, funcionando como seu qualificador.
II. A expressão de trabalho também é determinante de ajuste, funcionando como seu qualificador.
III. A expressão de trabalho é determinante de mercado, funcionando como seu qualificador.
Está correto o que se afirma apenas em
| A | I. | 
| B | II. | 
| C | III. | 
| D | I e II. | 
| E | I e III. | 


