Juiz do Trabalho Substituto - TRT/PI 2006
1º Dia
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Maio/2006

Questão 23 - Direito Coletivo do Trabalho

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Entre as garantias sindicais previstas em lei constam a garantia provisória de emprego e a inamovibilidade do dirigente sindical.

II. De acordo com a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, é indispensável a comunicação por escrito, pela entidade sindical, ao empregador, dentro de 24 horas, do dia e hora do registro da candidatura do seu empregado e, em igual prazo, de sua eleição e posse, para que o empregado possa usufruir da garantia provisória de emprego.

III. Segundo a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, a Constituição da República de 1988 recepcionou o artigo da Consolidação das Leis do Trabalho que limita em sete o número de dirigentes sindicais.

IV. De acordo com a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, o registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período do aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade provisória no emprego.

V. No caso de extinção da atividade empresarial no âmbito da base territorial do sindicato, de acordo com a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, não há razão para subsistir a estabilidade.


A Todas estão corretas.
  
B Somente I está incorreta.
  
C I e III estão incorretas.
  
D Somente II e IV estão incorretas.
  
E Somente V está correta.