Analista Judiciário - Área Administrativa - TRT/SC 2008
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Março/2008

Questão 60 - Administração Pública

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

O administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Importantes contribuições têm sido trazidas por teóricos para explicar o comportamento organizacional. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta informações corretas acerca das teorias amplamente conhecidas de motivação.


A A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, explica a existência de dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais.
  
B Segundo Herzberg, a satisfação no cargo ou emprego depende de fatores higiênicos; e a insatisfação no cargo ou emprego depende dos fatores motivacionais.
  
C De acordo com a Teoria X e Teoria Y, proposta por McGregor, as necessidades humanas estão dispostas em níveis: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.
  
D Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho: fatores higiênicos ou extrínsecos, localizados no ambiente que rodeia as pessoas; e fatores motivacionais ou intrínsecos, relacionados com o conteúdo do cargo e a natureza das tarefas que a pessoa executa.
  
E Segundo Maslow, a hierarquia das necessidades humanas pode ser visualizada como uma pirâmide. Em sua base, estão as necessidades mais baixas, as necessidades de auto-realização e, no topo, as necessidades mais elevadas, as necessidades fisiológicas.