JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Provas Anteriores - Concurso Público

TRT/SC
Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008
Elaboração: TRT


 


Clique na alternativa desejada e depois no botão "Conferir Resposta" abaixo das alternativas.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 17 a 20

Leia o pequeno conto abaixo, de Carlos Drummond de Andrade, extraído do livro Contos Plausíveis, para responder às questões de 17 a 20.

Casos de baleias

A baleia telegrafou ao Superintendente da Pesca, queixando-se de que estava sendo caçada demais, e a continuar assim sua espécie desapareceria com prejuízo geral do meio ambiente e dos usuários.

O Superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada senão recomendar que de duas baleias uma fosse poupada, e esta ganhasse número de registro para identificar-se.

Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro, e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas, à margem dos regulamentos. O mar ficou coalhado de números, que rabeavam alegremente, e o esguicho dos cetáceos, formando verdadeiros festivais no alto oceano, dava idéia de imenso jardim explodindo em repuxos, dourados de sol, ou prateados de lua.

Um inspetor da Superintendência, intrigado com o fato de que ninguém mais conseguia caçar baleia, pôs-se a examinar os livros e verificou que havia infinidade de números repetidos. Cancelou-se o registro, e os funcionários responsáveis pela fraude, jogados ao mar, foram devorados pelas baleias, que passaram a ser caçadas indiscriminadamente. A recomendação internacional para suspender a caça por tempo indeterminado só alcançará duas baleias vivas, escondidas e fantasiadas de rochedo no litoral do Espírito Santo.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


19ª Questão:

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

a)no trecho “Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro, e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas, à margem dos regulamentos”, do terceiro parágrafo, a forma verbal destacada está na terceira pessoa do plural porque seu sujeito é o termo “todas as baleias”.
b)no trecho “Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro, e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas, à margem dos regulamentos”, do terceiro parágrafo, a última ocorrência da vírgula não pode ser trocada por doispontos, porque haverá alteração de sentido do texto original.
c)no trecho “o esguicho dos cetáceos, formando verdadeiros festivais no alto oceano, dava idéia de imenso jardim explodindo em repuxos, dourados de sol, ou prateados de lua”, do terceiro parágrafo, a forma verbal destacada pode ser flexionada na terceira pessoa do plural, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
d)a atribuição de ações humanas a animais (“A baleia telegrafou ao Superintendente da Pesca”), a resposta fria do Superintendente da pesca e o subterfúgio “à margem dos regulamentos” utilizado pelas baleias podem ser considerados, no texto, elementos de humor e, ao mesmo tempo, de crítica à burocracia.
e)no trecho “Um inspetor da Superintendência, intrigado com o fato de que ninguém mais conseguia caçar baleia”, do último parágrafo do texto, a palavra destacada pode ser suprimida, de acordo com as orientações da gramática tradicional, por ser meramente enfática, sobretudo quando a oração em que está inserida é reduzida de infinitivo.
Clique na alternativa desejada e depois no botão
``Conferir Resposta´´ abaixo das alternativas.
Se quiser apenas ver o gabarito, clique em: Gabarito

Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados