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					Analista judiciário - Área Judiciária - TRE/MS 2007
											Elaboração: FCC
						Prova aplicada em Março/2007									
				Questão 5 - Língua Portuguesa
 
  :
:Você poderá efetuar marcações visuais de certo
 e errado
 e errado  no texto das questões.
 no texto das questões. (certo), basta dar um duplo click (ou duplo toque no celular/tablet) sobre o local em que deseja criar a marcação.
 (certo), basta dar um duplo click (ou duplo toque no celular/tablet) sobre o local em que deseja criar a marcação.Para criar um
 (errado), basta criar um
 (errado), basta criar um  e clicar novamente sobre ele para que se transforme em um
 e clicar novamente sobre ele para que se transforme em um  .
. Para apagar a marcação, basta clicar mais uma vez sobre a marcação
 .
.Ok
Anexo para as questões 1 a 15
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto abaixo.
Ensino que ensine
Jogar com as ambigüidades, cultivar o improviso, juntar o que se pretende irreconciliável e dividir o que se supõe unitário, usar falta de método como método, tratar enigmas como soluções e o inesperado como caminho − são traços da cultura do povo brasileiro. Estratégias de sobrevivência? Por que não também manancial de grandes feitos, tanto na prática como no pensamento? A orientação de nosso ensino costuma ser o oposto dessa fecundidade indisciplinada: dogmas confundidos com idéias, informações sobrepostas a capacitações, insistência em métodos "corretos" e em respostas "certas", ditadura da falta de imaginação. Nega-se voz aos talentos, difusos e frustrados, da nação. Essa contradição nunca foi tema do nosso debate nacional. 
Entre nós, educação é assunto para economistas e engenheiros, não para educadores, como se o alvo fosse construir escolas, não construir pessoas. Preconizo revolução na orientação do ensino brasileiro. Nada tem a ver com falta de rigor ou com modismo pedagógico. E exige professorado formado, equipado e remunerado para cumprir essa tarefa libertadora.
Em matemática, por exemplo, em vez de enfoque nas soluções únicas, atenção para as formulações alternativas, as soluções múltiplas ou inexistentes e a descoberta de problemas, tão importante quanto o encontro de soluções. Em leitura e escrita, análise de textos com a preocupação de aprofundar, não de suprimir possibilidades de interpretação; defesa, crítica e revisão de idéias; obrigação de escrever todos os dias, formulando e reformulando sem fim. Em ciência, o despertar para a dialética entre explicações e experimentos e para os mistérios da relação entre os nexos de causa e efeito e sua representação matemática. Em história, e em todas as disciplinas, as transformações analisadas de pontos de vista contrastantes. 
Isso é educação. O resto é perda de tempo. (...) Quem lutará para que a educação no Brasil se eduque?
(Roberto Mangabeira Unger, Folha de S. Paulo, 09/01/2007)
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
Na construção do texto, o autor valeu-se de
| A | relações de oposição, como a que ocorre entre soluções únicas e suprimir possibilidades. | 
| B | relações de causa e efeito, como a que ocorre entre assunto para economistas e engenheiros e construir pessoas. | 
| C | relações de equivalência de sentido, como a que ocorre entre descoberta de problemas e enfoque nas soluções únicas. | 
| D | relações de oposição, como a que ocorre entre tratar enigmas como soluções e métodos “corretos”. | 
| E | relações de causa e efeito, como a que ocorre entre dogmas confundidos com idéias e formulações alternativas. | 


