Juiz do Trabalho Substituto - TRT/MA 2006
2º Dia
Elaboração: TRT
Prova aplicada em Agosto/2006

Questão 74 - Direito Processual Civil

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Sobre a coisa julgada é lícito afirmar:

I. A indiscutibilidade da sentença judicial extraprocessual, em relação a outros efeitos judiciais constitui-se em coisa julgada material.

II. A indiscutibilidade da sentença de modo endoprocessual, significa a impossibilidade de rediscutir o tema decidido dentro da relação jurídica processual em que a sentença foi prolatada, referindo-se a coisa julgada formal.

III. Para as partes do processo, autor e réu, a decisão judicial, preclusa em função do esgotamento dos meios de impugnação, torna-se imutável.

IV. Se o fenômeno da coisa julgada incide sobre a declaração contida na sentença, e se essa declaração somente pode existir como resposta jurisdicional, é certo que a coisa julgada atingirá apenas a parte dispositiva da sentença.

V. Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide, salvo se, tratando-se de relação jurídica continuativa, sobreveio modificação no estado de fato ou de direito, caso em que poderá a parte pedir a revisão do que foi estatuído na sentença.


A As assertivas I, II e III estão corretas
  
B As assertivas II, III e IV estão corretas.
  
C As assertivas II, III e V estão corretas.
  
D As assertivas III, IV e V estão corretas.
  
E Todas as alternativas acima.