Auditor Fiscal do Trabalho - MTE/BR 2006
Elaboração: ESAF
Prova aplicada em Junho/2006

Questão 9 - Língua Portuguesa

Marcações visuais :

Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.

Os trechos a seguir foram adaptados de uma reportagem da Folha de S. Paulo, 30 de abril de 2006. Assinale aquele que não apresenta erro de natureza gramatical.


A Um diploma universitário ou o ingresso no ensino superior não são garantias que os salários não se deteriorem de modo mais intenso nos períodos de crise, pois as maiores perdas entre 2002 e 2006, ocorreram nos trabalhadores com mais de 11 anos de estudo.
  
B A maior perda real da remuneração das pessoas, com maior nível de instrução ocorre em razão da grande oferta de mão-de-obra qualificada, sem ter a contrapartida da expansão das vagas “de classe média”.
  
C À força de trabalho “abundante” traz-se um alto nível de competição no mercado de trabalho que “achatam” os salários, especialmente em períodos de fraco nível de atividade econômica.
  
D Com farta oferta de mão-de-obra no Brasil, as empresas podem selecionar profissionais qualificados pagandolhes salários mais baixos e, muitas vezes, contratar um profissional mais capacitado do que a função exigiria.
  
E O fenômeno não é uma tendência mundial: trata-se de uma anomalia do mercado de trabalho brasileiro, que existe uma redução de postos de trabalho possuindo remunerações mais elevadas por que o modelo econômico brasileiro destrói empregos de classe média.