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Escrevente - TJ/SP 2007
Elaboração: Vunesp
Prova aplicada em Junho/2007
Questão 5 - Língua Portuguesa
Você poderá efetuar marcações visuais de certo e errado no texto das questões.
Para criar um (errado), basta criar um e clicar novamente sobre ele para que se transforme em um .
Para apagar a marcação, basta clicar mais uma vez sobre a marcação .
Ok
Anexo para as questões 1 a 10
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Diploma e monopólio
Faz quase dois séculos que foram fundadas escolas de direito e medicina no Brasil. É embaraçoso verificar que ainda não foram resolvidos os enguiços entre diplomas e carreiras. Falta-nos descobrir que a concorrência (sob um bom marco regulatório) promove o interesse da sociedade e que o monopólio só é bom para quem o detém. Não fora essa ignorância, como explicar a avalanche de leis que protegem monopólios espúrios para o exercício profissional?
Desde a criação dos primeiros cursos de direito, os graduados apenas ocasionalmente exercem a profissão. Em sua maioria, sempre ocuparam postos de destaque na política e no mundo dos negócios. Nos dias de hoje, nem 20% advogam.
Mas continua havendo boas razões para estudar direito, pois esse é um curso no qual se exercita lógica rigorosa, se lê e se escreve bastante. Torna os graduados mais cultos e socialmente mais produtivos do que se não houvessem feito o curso. Se aprendem pouco, paciência, a culpa é mais da fragilidade do ensino básico do que das faculdades. Diante dessa polivalência do curso de direito, os exames da OAB são uma solução brilhante. Aqueles que defenderão clientes nos tribunais devem demonstrar nessa prova um mínimo de conhecimento. Mas, como os cursos são também úteis para quem não fez o exame da Ordem ou não foi bem sucedido na prova, abrir ou fechar cursos de "formação geral" é assunto do MEC, não da OAB. A interferência das corporações não passa de uma prática monopolista e ilegal em outros ramos da economia. Questionamos também se uma corporação profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, pois essa é também uma forma de limitar a concorrência - mas trata-se aí de uma questão secundária. (...)
(Veja, 07.03.2007. Adaptado)
Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.
Assinale a alternativa que apresenta correta correlação de tempo verbal entre as orações.
A | Se os advogados demonstrarem um mínimo de conhecimento, poderiam defender bem seus clientes. |
B | Embora tivessem cursado uma faculdade, não se desenvolveram intelectualmente. |
C | É possível que os novos cursos passam a ter fiscalização mais severa. |
D | Se não fosse tanto desconhecimento, o desempenho poderá ser melhor. |
E | Seria desejável que os enguiços entre diplomas e carreiras se resolvem brevemente. |