Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Provas da OAB - 2ª Fase



Achou esta página útil? Então...

XXII Exame de Ordem (2017.1) Gabarito definitivo - Situação-Problema - Questão 2 da prova da OAB 2ª fase de Direito Administrativo com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.

Direito Administrativo

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2017.1) Definitivo
FGV - Prova aplicada em 28/05/2017


Situação-Problema

Questão 2


José prestou concurso público federal mediante a realização de provas e de exame psicotécnico, etapa integrante do certame e previsto na legislação. Ele logrou aprovação e foi regularmente investido na vaga existente no Estado Alfa. Sua esposa, Maria, já é servidora federal estável lotada no mesmo Estado. Logo após a nomeação de José, ela foi removida para o Estado Beta, no extremo oposto do país, onde terá que passar a residir, no interesse da Administração. 

 

Diante dessa situação hipotética, responda aos itens a seguir. 

 

A)José poderia ser submetido à realização de exame psicotécnico como etapa de concurso público, ciente de que o cargo exige equilíbrio emocional? (Valor: 0,50)

 

B)  José tem direito de ser removido para outro cargo, no âmbito do mesmo quadro funcional, para o Estado Beta, com o fim de se juntar a Maria? (Valor: 0,75)

 

 

Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.



Resposta FGV

Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...




Padrão de Resposta / Espelho de Correção

A)                 Sim. O exame psicotécnico pode constituir etapa de concurso público, desde que exista previsão em lei e no respectivo edital, na forma do Art. 37, inciso I, da CRFB/88 OU da Súmula Vinculante nº 44 do STF. 

B)                 Sim, porque é cabível a remoção, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administraçãopara acompanhamento de cônjuge que tenha sido deslocado no interesse da Administração, como se extrai do Art. 36, parágrafo único, inciso III, alínea a, da Lei nº 8.112/90.

Tabela de Pontos

ITEM 

PONTUAÇÃO

A. Sim. O exame psicotécnico pode constituir etapa de concurso público, desde que exista previsão em lei (0,40), na forma do Art. 37, inciso I, da CRFB OU da Súmula

Vinculante 44/STF OU Súmula 686/STF (0,10)

0,00/0,40/0,50

B. Sim, porque é cabível a remoção, a pedido, para outra localidade, para acompanhamento de cônjuge que tenha sido deslocado no interesse da Administração (0,65), consoante o Art. 36, parágrafo único, inciso III, alínea ´a´, da Lei nº 8.112/90 (0,10).

0,00/0,65/0,75


 

 



Distribuição de Pontos

A distribuição de pontos só é disponibilizada quando da divulgação do gabarito definitivo.








- Voltar para lista de questões de Direito Administrativo


Questão Anterior
SP - O fiscal da execução de um contrato administrativo constatou a existên... (1,25)


Próxima Questão
SP - Em fevereiro de 2017, o Estado Alfa fez editar a Lei nº XYZ, que ... (1,25)


- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase




Achou esta página útil? Então...



Comentários