Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Provas da OAB - 2ª Fase



Achou esta página útil? Então...

XXII Exame de Ordem (2017.1) Gabarito definitivo - Situação-Problema - Questão 4 da prova da OAB 2ª fase de Direito Empresarial com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.

Direito Empresarial

XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2017.1) Definitivo
FGV - Prova aplicada em 28/05/2017


Situação-Problema

Questão 4


Cotegipe, Ribeiro e Camargo, brasileiros, pretendem constituir uma sociedade empresária para atuar na exportação de arroz. Cotegipe, domiciliado em Piratini/RS, será o sócio majoritário, com 75% (setenta e cinco por cento) do capital.

Os futuros sócios informam a você que a sociedade será constituída em Santa Vitória do Palmar/RS, local da sede contratual, e terá quatro filiais, todas no mesmo estado. A administração da sociedade funcionará em Minas, cidade da República Oriental do Uruguai, domicílio dos sócios Ribeiro e Camargo, mas as deliberações sociais ocorrerão em Santa Vitória do Palmar/RS.

 

Considerados esses dados, responda aos questionamentos a seguir.

 

A)A sociedade descrita no enunciado poderá ser considerada uma sociedade brasileira? (Valor: 0,80)

 

B)  Diante do fato de o domicílio do sócio majoritário, bem como o lugar da constituição e as filiais serem no Brasil, a sociedade precisa de autorização do Poder Executivo para funcionar? (Valor: 0,45)

 

 

Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.



Resposta FGV

Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...




Padrão de Resposta / Espelho de Correção

A questão tem por objetivo constatar se o examinando identifica o critério utilizado pelo direito pátrio no Código Civil para conferir nacionalidade brasileira às sociedades (critérios da Sede E Administração no Brasil) e que as sociedades estrangeiras precisam de autorização para funcionar, concedida previamente pelo Poder Executivo.

A)                 Não, a sociedade não pode ser considerada brasileira. Somente será considerada nacional, a sociedade que tenha no país a sede de sua administração. É preciso justificar a primeira parte da resposta, indicando que, como a administração da sociedade funcionará em território uruguaio (ou cidade uruguaia), a sociedade não reúne os requisitos para ter nacionalidade brasileira, sendo uma sociedade estrangeira, com fundamento no Art. 1.126 do CC.

B)                 Sim, porque a sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, precisa de autorização prévia do Poder Executivo para funcionar no País, nos termos do Art. 1.134 do CC. O fato o domicílio do sócio majoritário, bem como o lugar da constituição e as filiais serem no Brasil não desobriga a sociedade de obter autorização prévia, porque como a administração está no exterior, ela não é uma sociedade brasileira.

 

Tabela de Pontos

ITEM 

PONTUAÇÃO

A1. Não. Somente será considerada nacional a sociedade que tenha no País a sede de sua administração (0,25), com fundamento no Art. 1.126 do CC (0,10).

0,00/0,25/0,35

 

A2. Como a administração da sociedade funcionará em território (ou cidade) uruguaio (a), ela não reúne os requisitos para ser uma sociedade brasileira (0,45).

0,00/0,45

B. Sim, porque a sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, precisa de autorização prévia do Poder Executivo para funcionar no País (0,35), nos termos do Art. 1.134 do Código Civil. (0,10).

0,00/0,35/0,45

 

 



Distribuição de Pontos

A distribuição de pontos só é disponibilizada quando da divulgação do gabarito definitivo.








- Voltar para lista de questões de Direito Empresarial


Questão Anterior
SP - Uma nota promissória à ordem foi subscrita por A sem indicação da data... (1,25)


Próxima Questão
Peça - Em maio de 2014, os quatro sócios de Santa Mariana Farmacêutica Ltda. ... (5,0)


- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase




Achou esta página útil? Então...



Comentários