Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Provas da OAB - 2ª Fase



Achou esta página útil? Então...

XX Exame de Ordem (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO) - Situação-Problema - Questão 4 da prova da OAB 2ª fase de Direito Constitucional com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.

Direito Constitucional

XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2016.2) (Reaplicação Porto Velho/RO)
FGV - Prova aplicada em 09/10/2016


Situação-Problema

Questão 4



 

A Associação Civil “Tudo Pela Saúde”, preocupada com as péssimas condições de trabalho dos servidores da área de saúde, elaborou projeto de lei que concedia aumento remuneratório a essa categoria de servidores. Esse projeto foi subscrito por um por cento do eleitorado nacional, circunscrito somente aos estados do Rio  de Janeiro e de Minas Gerais, sendo apresentado ao Senado Federal.

A Associação, esperançosa pela aprovação do projeto, informou à imprensa que, caso o projeto seja rejeitado ou vetado, irá ingressar com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que os anseios do movimento  se tornem normas constitucionais. 

 

Considerando a situação hipotética apresentada, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir.

 

A)   Os procedimentos adotados para encaminhar o projeto de lei estão de acordo com o processo legislativo estabelecido pela ordem constitucional? Justifique. (Valor: 0,80)  

B)   É possível que a PEC cogitada pela referida Associação seja de iniciativa popular? (Valor: 0,45)  

 

Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.



Resposta FGV

Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...




Padrão de Resposta / Espelho de Correção


 

A)        Os procedimentos não estão corretos. O projeto apresenta uma série de vícios formais. O primeiro refere-se aos subscritores, que deveriam estar distribuídos por, pelo menos, cinco estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles, segundo o Art. 61, § 2º, da CRFB/88. O segundo refere-se ao desrespeito à iniciativa reservada do Presidente da República, prevista no Art. 61, § 1º, inciso II, alínea a, da CRFB/88, em relação aos projetos de lei que objetivem aumentar a remuneração de servidores públicos federais. Por fim, há um terceiro vício. Os projetos de iniciativa popular devem ser iniciados sempre na Câmara dos Deputados e não no Senado Federal (Art. 61, § 2º, da CRFB/88).

B)     Não. O Art. 60, incisos I, II e III, da CRFB/88 estabelece um rol taxativo de legitimados à propositura de PEC, e a iniciativa popular não está elencada nesses incisos. Em consequência, não será possível a propositura pela Associação.



Distribuição dos Pontos

ITEM 

PONTUAÇÃO

A. Não. (i) Os subscritores deveriam estar distribuídos por, pelo menos, cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores em cada um deles (0,20),

 

segundo o Art. 61, § 2º, da CRFB/88 (0,10). (ii) É reservada ao Presidente da República a iniciativa dos projetos de lei que objetivem aumentar a remuneração de servidores públicos federais (0,20), segundo o Art. 61, § 1º, inciso II, alínea a, da CRFB/88 (0,10). (iii) Os projetos de iniciativa popular devem ser iniciados sempre na Câmara dos Deputados e não no Senado Federal (0,20), segundo o mesmo Art. 61, § 2º, da CRFB/88.

0,00/ 0,20/ 0,30 /0,40 /  0,50/ 0,60 / 0,70 / 0,80

B. Não. Segundo o Art. 60, incisos I, II e III, da CRFB/88 (0,10), a iniciativa popular não está elencada entre os legitimados à propositura de PEC (0,35). 

0,00 / 0,35 / 0,45

 



- Voltar para lista de questões de Direito Constitucional


Questão Anterior
SP -   Emenda à Constituição insere novo direito na Constituição da R... (1,25)


Próxima Questão
Peça - A Associação Alfa, constituída há 3 (três) anos, cujo objetivo é a def... (5,0)


- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase




Achou esta página útil? Então...



Comentários