XLIII Exame de Ordem (2025.1) Gabarito definitivo - Situação-Problema - Questão 4 da prova da OAB 2ª fase de Direito Administrativo com a resposta formulada pela própria banca e o valor de cada item.
Os Municípios vizinhos Alfa, Beta, Gama e Delta decidiram realizar um consórcio público para promover a atividade turística na região, que é conhecida por suas belíssimas paisagens.
Para tanto, após os devidos procedimentos previstos na Lei nº 11.107/2005, criaram a associação pública Abegade, a qual, no regular exercício de suas atividades, efetuou o credenciamento dos interessados em realizar os serviços de Transfer, por meio de van, de forma paralela e não excludente, mediante o preenchimento dos requisitos objetivos estabelecidos em edital, sem realizar licitação para tanto.
A sociedade Vaideboa logrou obter o credenciamento e foi contratada para a realização de diversas viagens, mas a associação pública Abegade não fez o pagamento pelos serviços efetuados.
Os representantes da sociedade Vaideboa tomaram conhecimento de que tal inadimplemento decorreu especialmente do fato de os Municípios Alfa e Gama não estarem cumprindo com as obrigações assumidas no contrato de rateio, notadamente pelo argumento de que a associação pública não poderia ter efetuado a contratação direta para o mencionado credenciamento, à luz da Lei nº 14.133/2021.
Em razão disso, tais representantes procuram você, na qualidade de advogado(a) para dirimir as dúvidas a seguir.
A) Era necessária a realização de licitação para promover o credenciamento efetuado pela associação pública Abegade? Justifique. (Valor: 0,65)
B) A sociedade Vaideboa tem legitimidade para exigir o cumprimento das obrigações constantes do contrato de rateio dos Municípios Alfa e Gama? Justifique. (Valor: 0,60)
Obs.: o(a) examinando(a) deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.
"Qualquer semelhança nominal e/ou situacional presente nos enunciados das questões é mera coincidência."
A) Não. O credenciamento é hipótese de inexigibilidade de licitação, nos termos do Art. 74, inciso IV, da Lei nº 14.133/2021.
B) Não. Para exigir o cumprimento das obrigações constantes do contrato de rateio são partes legítimas os entes consorciados, isolada ou conjuntamente, e o consórcio público, na forma do Art. 8º, §3º, da Lei nº 11.107/2005.
|
ITEM |
PONTUAÇÃO |
|
A. Não. O credenciamento é hipótese de inexigibilidade de licitação (0,55), nos termos do Art. 74, inciso IV, da Lei nº 14.133/2021 (0,10). |
0,00/0,55/ 0,65 |
|
B. Não. Para exigir o cumprimento das obrigações constantes do contrato de rateio são partes legítimas os entes consorciados, isolada ou conjuntamente, e o consórcio público (0,50), na forma do Art. 8º, §3º, da Lei nº 11.107/2005 (0,10). |
0,00/0,50/ 0,60 |
- Voltar para lista de questões de Direito Administrativo
- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase