Direito do Trabalho
XL EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2024.1) Definitivo
FGV - Prova aplicada em 19/05/2024
Situação-Problema
Questão 1
Jorge da Silva ajuizou reclamação trabalhista e se valeu do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ) já na inicial, alegando que a sociedade empresária havia fechado de fato suas portas, fazendo prova do alegado. Citados os reclamados, um dos sócios se insurgiu, afirmando que o IDPJ somente poderia ocorrer na fase de execução.
Considerando esses fatos e o que dispõe a CLT, responda aos itens a seguir.
A) Concedida vista a você, advogado(a) de Jorge, sobre a alegação do sócio, como você defenderia processualmente o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ) utilizado? Justifique. (Valor: 0,65)
B) Caso o juiz rejeite o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ), caberá recurso imediato? Justifique. (Valor: 0,60)
Obs.: O(A) examinando(a) deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.
"Qualquer semelhança nominal e/ou situacional presente nos enunciados das questões é mera coincidência."
Resposta FGV
Para ver a resposta da FGV, role a tela mais um pouco...
Padrão de Resposta / Espelho de Correção
A) O candidato deve sustentar que é possível a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (IDPJ) na fase de conhecimento/cognição, conforme o Art. 134 do CPC ou o Art. 855-A da CLT.
B) Não caberá recurso imediato, conforme o Art. 855-A, § 1º, inciso I, da CLT.
Distribuição de Pontos
Para ver a distribuição dos pontos para cada item da correção, role a tela mais um pouco...
Distribuição dos Pontos
ITEM
|
PONTUAÇÃO
|
A. É possível a instauração do IDPJ na fase de conhecimento (0,55). Indicação do Art. 134 do CPC, ou do Art. 855-A da CLT (0,10).
|
0,00/0,55/0,65
|
B. Não caberá recurso imediato (0,50). Indicação do Art. 855-A, § 1º, inciso I, da CLT (0,10).
|
0,00/0,50/0,60
|
- Voltar para lista de questões de Direito do Trabalho
Questão Anterior
Peça - Julieta Safira, brasileira, viúva, dona de casa, procurou você, como a... (5,0)
Próxima Questão
SP - Filomena é empregada da indústria de laticínios Queijo Bom Ltda. desde... (1,25)
- Voltar para lista de matérias OAB 2ª Fase
Achou esta página útil? Então...