JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Pâmela Oliosi
Acadêmica no Centro universitário São Camilo -ES e estagiária no Ministério Público Estadual - Promotoria de Iconha-ES.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

Regime de Partilha e exploração de jazidas perante artigo 176 da Constituição, e sua inconstitucionalidade.

O tema a ser abordado é de profunda relevância uma vez que tal lei pode já ter nascido em desconformidade com a lei superior de nosso país, sendo assunto de muitas discussões, debates jurídicos e extra- jurídicos.

Texto enviado ao JurisWay em 05/06/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 Lendo-se atentamente a redação da lei 12351/2010 entende-se que, a referida lei (na verdade está diretamente explícito tal termo) estabelece o regime de partilha da produção, em áreas do pré-sal e em áreas estratégicas. O que na verdade entra em conflito com a Constituição da República Federativa do Brasil, sendo que a mesma estabelece o regime de concessão para a divisão de tais bens. O tema a ser abordado é de profunda relevância uma vez que tal lei pode já ter nascido em desconformidade com a lei superior de nosso país, sendo assunto de muitas discussões, debates jurídicos e extra- jurídicos.

CAPÍTULO 1 – DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS:

Entende-se que há uma modelagem constitucional para exploração de recursos naturais, para tanto a Constituição Brasileira relata em seu artigo 176, que

 

Art. 176 - As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.” E em seus parágrafos:

 

§1º  A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais a que se refere o "caput" deste artigo somente poderão ser efetuados mediante autorização ou concessão da União, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituída sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País, na forma da lei, que estabelecerá as condições específicas quando essas atividades se desenvolverem em faixa de fronteira ou terras indígenas. 

 § 3º - A autorização de pesquisa será sempre por prazo determinado, e as autorizações e concessões previstas neste artigo não poderão ser cedidas ou transferidas, total ou parcialmente, sem prévia anuência do poder concedente.

§ 4º - Não dependerá de autorização ou concessão o aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida.

     Deste modo, o legislador nos trechos acima transcritos, demonstra certa tradição em relação a exploração dos recursos naturais, observa-se que em nenhum momento o texto constitucional menciona o termo “petróleo”, num primeiro momento poderia-se pensar em uma não concessão do petróleo, acontece que mesmo não fazendo alusão ao termo referido a advocacia geral da união já se manifestou ao dizer que aplica-se ao petróleo a redação do art. 176, sendo tal posicionamento adotado pelo órgão. É esta a opinião do Advogado Antônio Luiz Lemos, sócio do TozziniFreire Advogados:

     “O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu, em uma ação proposta pelo governador Roberto Requião (Paraná), que os dois artigos (176 e 177) se aplicam ao tema (petróleo).”

A respeito da conformidade com a Constituição Federal o mesmo relata:

 

“Pela forma como o governo dispôs sua proposta. A Constituição, em diversos momentos, cita as relações que o Estado pode ter com a iniciativa privada, e neles estão a concessão, a autorização e a permissão. Não há nada que se pareça com o que o governo está propondo, com o modelo de partilha. Mas o mais grave é que a leitura combinada dos artigos 176 e 177 da Constituição indicam que a área de exploração de lavras de jazidas, não só de petróleo, mas de riquezas minerais em geral, podem ser concedidas e que o produto da exploração pertence à empresa privada. O artigo 176 é claro, o produto da lavra é da concessionária. Não é o que o governo quer com o modelo. Na partilha, o petróleo, mesmo depois de retirado da jazida, é da União, que depois remunera a empresa, pelos seus custos e por parte do lucro, e em petróleo mesmo. É uma espécie de escambo de luxo.”

 

CAPÍTULO 2 – BREVES DEFINIÇÕES ACERCA DE PARTILHA E CONCESSÃO:

O regime de partilha é caracterizado pela propriedade das reservas e da produção que permanecem em poder do Estado tendo as empresas compensação pelas atividades desenvolvidas. Assim pelo contrato de partilha de produção, é do Estado a propriedade do petróleo extraído, em confronto com a propriedade exclusiva do que usufrui da partilha. Cabe a este extrair o recurso, por sua responsabilidade, em troca de uma parte do petróleo extraído, porém as reservas não perdem o caráter estatal, pois as não extraídas permanecem como propriedade do Estado. Desse modo o partilhatário assume todos os riscos da exploração, caso não seja bem de resultado comerciável não cabe em face do Estado qualquer tipo de indenização para com aquele, pois o contratante (no caso partilhatário) assumiu tais custos e riscos em troca do auferimento de uma parcela da produção resultante.

 

    O que couber ao Estado é “guardada” e vendida pelo mesmo, porém o Estado pode contratar uma empresa estatal para administrar a comercialização de seu petróleo podendo inclusive contratar o próprio partilhatário para fazê-lo e comercializar o petróleo de propriedade do Estado.

     No regime de concessão por um período e determinada área a propriedade do petróleo extraído é exclusiva do concessionário, em troca de uma compensação financeira. Sendo o proprietário do petróleo extraído, pode o concessionário pagar ao Estado, de várias formas podendo ser em dinheiro, royalties, remuneração incidente sobre a receita bruta auferida com a produção do petróleo ou em petróleo (in natura).

    Podendo o concessionário efetuar o pagamento ao Estado através de outras taxas, como bônus de assinatura sendo este acordado no momento da assinatura do contrato de concessão, participação especial sobre lucros e taxa por ocupação ou retenção de área.

    Acerca de qual dos dois regimes de produção seria o melhor a ser adotado atualmente no Brasil, o atual ministro de Minas e Energia Edison Lobão defende que 80% dos países que possuem petróleo têm o regime de partilha e ainda acentua que:

 

“O Brasil tem garantido 50 anos de abastecimento. A camada do pré-sal possui área de 149 mil quilômetros quadrados. O Brasil já abriu mão de 28% das áreas petrolíferas com o regime de concessão para empresas privadas. Este fato muda o marco regulatório das áreas de maior potencial petrolífero. O estabelecimento de um novo marco é fundamental para proteger o que pertence ao Brasil”

 

“Sabemos que o uso do petróleo é imenso, mas temos que ter em mente que é um bem finito e, ao ritmo da exploração atual, em 50 anos não teremos mais este recurso. O regime de partilha, em que a população e a União se apropriam dos lucros e recursos obtidos com a exploração, é fundamental. Este modelo permite que o estado direcione a exploração, a venda e a manutenção da fonte.” 

Segundo o ministro, 80% dos países que possuem petróleo têm o regime de partilha. “Aqui no país, a Petrobras, empresa pública, fará esta gestão. No regime de concessão a empresa vencedora explora o recurso e seu único objetivo. A Petrobras já perfurou onze poços e encontrou petróleo em todos eles. Portanto, está dominada a técnica de exploração do pré-sal”.

A respeito do tema vale a pena destacar a fala do atual Ministro da Educação Aloizio Mercadante:

 

“Note-se que o regime de concessão foi implantado no Brasil em um cenário em que o preço do barril do petróleo era US$19, o país vivia uma crise cambial prolongada e a Petrobras estava descapitalizada – o governo anterior vendeu 30% das ações da empresa por um valor irrisório, se olharmos com o olhar de hoje, de US$5 bilhões. Um cenário, além disso, dominado pela ideologia do Estado mínimo, para a qual as empresas estatais já não eram necessárias e os caminhos da modernidade eram a desregulamentação e a privatização.

 

Esse quadro é hoje radicalmente distinto, inclusive devido à grave crise econômica e financeira internacional que expôs as inconsistências do capitalismo autorregulado. Isso não exclui, no entanto, que o regime de concessão, em condições de risco exploratório alto e nível de produção potencial baixo, possa ser uma opção aceitável para o Estado e para a sociedade, já que é a empresa concessionária quem arca com os custos e riscos da exploração. O problema é que, nesse regime, as reservas, quando descobertas, são privatizadas. Elas são incorporadas ao balanço das empresas, que podem delas dispor livremente pelo prazo de 27 anos. Em consequência, o Estado e a sociedade perdem o controle da gestão operacional e estratégica das reservas.

Esse é o ponto central do debate. A dimensão das jazidas do pré-sal e seu baixo risco exploratório representam uma mudança estrutural sem precedentes na economia do petróleo do Brasil, como evidencia a descoberta, a partir de 2006, em apenas três poços, Tupi, Iara e Parque das Baleias, de reservas da ordem de 9,5 a 14 bilhões de barris. Ou seja, dobramos, em apenas três anos, o volume de reservas identificadas ao longo de mais de 50 anos.

No regime de partilha, a propriedade das reservas e da produção permanece em poder do Estado e as empresas recebem uma compensação adequada pelas atividades desenvolvidas. Portanto, introduzir o regime de partilha é essencial para manter o controle público sobre essas reservas, que podem desempenhar um papel estratégico em nosso desenvolvimento. Isso é particularmente importante porque 77% das reservas mundiais estão sob controle público, 7% pertencem às grandes multinacionais e, nos próximos 20 anos, projeta-se um déficit na oferta mundial de petróleo da ordem de 75 milhões de barris/dia.

Além disso, com o regime de partilha podemos fortalecer a Petrobras, elegendo-a como parceira prioritária para operar o pré-sal. No regime de concessão a Petrobras teria que disputar blocos com multinacionais de grande capacidade financeira, o que conduziria à sua descapitalização e limitaria sua capacidade de induzir a dinamização da cadeia produtiva do petróleo e o aumento do seu índice de nacionalização. São esses fatores que explicam, em parte, o crescimento da participação da indústria de petróleo e gás no PIB, de 3,5% para 12%. A proposta do governo Lula é de que pelo menos 30% de toda atividade exploratória no pré-sal sejam controlados pela Petrobras.

Por último, o regime de partilha permite aumentar a participação do Estado na renda do petróleo, ampliando a capacidade do novo Fundo Social, que integra a proposta do Governo, para canalizar os recursos do pré-sal para a erradicação da pobreza, a educação e a cultura, a inovação científico-tecnológica e a defesa do meio ambiente.”

 

Em contrapartida a estes pronunciamentos o senador Francisco Dornelles defende o regime de concessão e ainda ressalta que: 

Ao se discutir a problema de investimento para a exploração do Pré-Sal deve ser examinado se o melhor caminho é a manutenção do regime de concessão hoje existente ou adoção do regime da partilha que vem sendo apresentado como o preferido por certos setores do Governo.

A garantia de que todos os direitos serão respeitados e de que não haverá quebra de contrato, são também pré-requisitos de uma política de atuação de investimentos.

A Legislação em vigor no Brasil adotou para a exploração do petróleo o regime de contrato de concessão. Esse contrato dispõe sobre a participação do Estado no processo de exploração através do bônus de assinatura, royalties, participação especial, pagamento pela ocupação ou retenção da área. Na vigência da lei atual e através dos contratos de concessão foi alcançado notável desenvolvimento, com o aumento da prospecção e a descoberta de grandes e importantes campos de petróleo. A produção passou de cerca de 900 mil barris por dia em 1997 para mais de um milhão e oitocentos mil barris em 2007.

O poder público pode obter pelo regime de concessão praticamente a mesma remuneração que obteria no sistema de partilha. O bônus de assinatura cuja arrecadação variou entre 322 milhões de reais em 1999 e 2 bilhões de reais em 2007 e cuja receita está sendo totalmente destinada, à União, será enormemente ampliado em decorrência da diminuição de risco. A participação especial hoje cobrada com isenção de até 450.000 m3 e progressividade de até 40% poderia ser, em relação aos novos campos, ampliada. Assim, através de decreto específico, sem necessidade de modificação na lei, criação de nova empresa, e adoção de critério de partilha, o poder público pode ter a sua participação aumentada na exploração das reservas do Pré-Sal, pela cobrança maior das empresas que viessem a explorar esse novo campo.

Pode, também, por meio do contrato de concessão, ter o controle absoluto sobre a exportação do Pré-Sal, estabelecendo até mesmo regras referentes à essa exportação. Esse último aspecto afasta a preocupação de alguns de o País tornar-se apenas exportador de petróleo bruto, sem beneficiá-lo.

Os contratos de Partilha da Produção são adotados em países que não dispõem de um regime fiscal ou tributário adequado; exigem a criação de uma Empresa Estatal, com a finalidade de contratar e fiscalizar as atividades de exploração e produção de petróleo; não oferecem a transparência, uma vez que sua contratação de bens e serviços é objeto de negociações posteriores.

CONCLUSÃO

      Com o presente artigo não pretendo resolver o problema nem findá-lo de uma forma única e indissolúvel, porém pode-se perceber que tal problema envolve além de questões econômicas, mas principalmente questões políticas.       Acontece que não cabe no presente questionar ou até mesmo avaliar qual regime de produção seria o mais adequado e eficaz para o novo estágio que o Brasil vem sido introduzido, mas cabe sim ao presente analisar a inconstitucionalidade aceca do dispositivo constitucional sobre tal tema, a indagação sempre persiste, teria o governo suprimido escancaradamente um artigo de nossa lei suprema, através da lei 12351/2010?

      O que se pode concluir realmente é que sem sombra de dúvidas há incompatibilidade de normas, pois se o artigo 176 da Constituição Federal de 1988 trata do modelo de concessão e o Supremo Tirbunal Federal já decidiu que se aplicam ao tema petróleo os artigos 176 e 177 da Carta Magna, indiscutivelmente não pode o governo estabelecer em lei ordinária que o regime seja outro.

      Entendo que tal empasse é passível de solução, pois se o regime a ser adotado será realmente o de partilha, o que se torna mais razoável é uma emenda constitucional ao artigo 176 e 177 da Constituição Federal para que tal regime seja tido legítimo.

 

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição (da) República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em:  

. Acesso em: 18 mar. 2012.

 LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. 13 ed.rev., atual. e ampl..ed. Saraiva, 2009.

 SILVA, José Afonso da. Curso de Direito constitucional positivo. 33ª ed., rev. e atual., Ed. Malheiros, 2009.

 http://oglobo.globo.com/economia/pre-sal-especialista-diz-que-partilha-inconstitucional-deve-abrir-disputa-judicial-3213487

 http://www.dornelles.com.br/inicio/index.php?option=com_content&task=view&id=694&Itemid=113

 http://www.historico.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=51493&tit=Ministro-defende-regime-de-partilha-para-a-exploracao-da-camada-pre-sal

 http://www12.senado.gov.br/noticias/entenda-o-assunto/regimes-de-concessao-e-de-partilha

 http://www.williamfreire.com.br/noticias/noticia.asp?cod=193O

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Pâmela Oliosi).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados