Outras monografias da mesma área
Sistematizando a evolução do direito comercial
Adeus Nobre Guerreiro Joaquim Barbosa, já está fazendo falta
CONSTITUCIONALISMO SOCIAL À LUZ DO DIREITO DO TRABALHO
Debate sobre a teoria moral e política de Hobbes sob a perspectiva de Tonnies e o Direito a Cidade
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA - ALUNOS COM DIFICULDADE VISUAL
O USO DE POSTAGENS EM REDES SOCIAIS COMO PROVAS EM PROCESSOS JURÍDICOS
O racismo no Brasil é algo historico. São quase 400 anos de escravidao e o que é pior até hoje presenciamos o chamado preconceito racial nos meios de comunicacao, nas escolas, no trabalho. Creio que o Brasil tem mais de 60% de negros, racismo não.
Texto enviado ao JurisWay em 26/05/2010.
É sempre complexo falar de racismo no Brasil, que é o maior país de população negra, fora da Africa, contudo ainda se percebe o saldo de quase quatrocentos anos de escravidao
O mal de tudo, é que no Brasil ,este tipo de crime é velado, a Constituição é clara quando diz que todos são iguais perante a Lei, quando diz que o crime de racismo é inafiançável, mas na verdade, quem já viu alguém ser preso e condenado por racismo?
Este tipo de crime não é peculiar apenas dos negros, mas se estende em relação aos índios, aos asiáticos, é claro que estes últimos, com menos intensidade, veja o caso do índio Galdino, lá em Brasilia, no final da década de 1990, onde estão os "filhinhos de papai" que queimaram o índio que dormia em praça pública? E por quê?
Infelizmente, no Brasil para as coisas acontecerem é necessário criar uma lei ou decreto e depois surgem as polêmicas, por que nos realities shows tem sempre um afrodescendente para representar os negros? Por que há cotas nas universidades públicas para os pardos, negros, índios e afro descendentes ?
Antes de responder a estas indagações, ou qualquer refutação, ou qualquer simpatia, vamos recordar a História do Brasil onde esta população negra- indígena explorada e hostilizada pagou um preço alto, e até hoje ainda sofre na luta por uma qualidade de vida melhor.
É necessário levar em consideração a dignidade da pessoa humana, é necessário respeitar as pessoas, independemente de etnia, religião e condição social.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |