Outros artigos do mesmo autor
Contratos de seguro. Breves comentáriosDireito do Consumidor
Direitos e obrigações relativos à marca e seu registroDireito Empresarial
O novo Fator Acidentário de Prevenção - FAPDireito Previdenciário
EXTINÇÃO, SUSPENSÃO e ISENÇÃO do PAGAMENTO de TRIBUTOS e as COBRANÇAS INDEVIDAS do FISCO. Direito Tributário
"Pensão Alimentícia" - Considerações BásicasDireito Civil
Outras monografias da mesma área
Responsabilidade do estabelecimento comercial pela guarda de veículo deixado em seu estacionamento
Direito de Uso do Reconhecimento Facial para de Gestão de Usuários do Transporte Público
Principiologia do Direito Contratual
Pressupostos teóricos para compreensão da Responsabilidade Civil
DO CONTRATO SOCIAL DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU É UM CONTRATO DE DOAÇÃO ILUMINISTA?
A Empresa Agrária no Centro da Teoria Geral do Direito Agrário Contemporâneo
Anotações sobre Títulos de Crédito
Enunciados das Jornadas de Direito Civil da CJF ( incluídos Enunciados da IV Jornada)
O Juizado Especial Cível (JEC) ou popular "Pequenas Causas" possibilita soluções em tempo menor, se comparado com o procedimento comum. Além disso, o processo é mais econômico, tanto para o cidadão quanto para o Judiciário.
Texto enviado ao JurisWay em 12/08/2009.
Introdução
O Juizado Especial Cível (JEC) possibilita soluções em tempo menor, se comparado com o procedimento comum. Além disso, o processo é mais econômico, tanto para o cidadão quanto para o Judiciário. Esse tipo de rito também é conhecido como pequenas causas.
Peculiaridades
Em caso de um valor menor que 20 salários mínimos, existe a possibilidade da parte interessada dirigir-se pessoalmente ao JEC para propor ação. Na prática, porém, alguns afirmam que a falta de conhecimento jurídico, técnica, procedimentos causam prejuízos ao interessado não amparado por profissional habilitado e, vale lembrar, após a sentença e trânsito em julgado da decisão, essa não pode ser alterada.
Como principal aspecto está a rapidez dos trâmites. Esse tipo de rito é bem mais rápido que do que os comuns. A exemplo da designação de audiência, que é marcada logo após a distribuição do processo. Ressalte-se que há algumas variações conforme a localidade do juizado.
Após a distribuição do pedido, o juizado envia uma citação para comparecimento das partes, a fim de buscar a conciliação. Caso não haja o acordo entre as partes, estas sairão intimadas, para comparecimento na data designada, no momento em que ocorrerá a audiência de instrução - haverá a discussão do mérito, analisar-se-á provas, como testemunhas, documentos, entre outras. Esses procedimentos podem variar de acordo com a comarca em que tramitará o processo.
Assim como o autor, o "réu" deve preocupar-se em ter uma boa defesa com provas bem formuladas capazes de contestar as alegações do autor.
As testemunhas tem grande importância desde o momento inicial, pois no JEC, busca-se a agilidade processual(celeridade). Ouvir-se-ão as testemunhas na audiência de instrução. Em razão disso, seus nomes já deverão constar desde na petição inicial - pedido do autor e na contestação- petição de defesa do réu. O limite é de três testemunhas.
O Juizado Especial Cível pode conciliar, processar e julgar as causas cíveis de menor complexidade. Dentre as questões mais conhecidas para o Juizado Especial Cível - ou pequenas causas - estão: cobranças de crédito; taxas de condomínio; acidente de veículos terrestres; retomada para uso próprio de imóvel alugado; ressarcimento por danos provocados em imóvel urbano ou rural.
Outro fator interessante é a isenção de custas e honorários advocatícios. No entanto, haverá custas e honorários se a parte recorrer da decisão proferida pelo juízo ou, ainda, se for comprovada a má-fé da parte.
Por fim, pretende-se cumprir o disposto no artigo 2º da Lei 9.099/95.
"O processo orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a conciliação ou a transação".
Adriano Martins Pinheiro
São Paulo – Capital
adrianopinheiro.direito@gmail.com
Comentários e Opiniões
1) Altamira Neves Tavares (18/12/2009 às 18:04:13) ![]() Parabéns pelo presente artigo, pois pessoas leigas juridicamente, atrávés deste artigo saberão que não é necessário a pesença de um causidio quando engressarem com uma ação de pequenos valores. | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |