Outros artigos do mesmo autor
STF, CF e o "PRINCÍPIO DA EXCEPCIONALIDADE"Direito Constitucional
Outras monografias da mesma área
Da Inconstitucionalidade do Afastamento Automático do Presidente da República
Quatro novos Tribunais Federais?
Aspectos da ordem constitucional rígida
DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO ITALIANA
Criminalização das drogas só favorece ao comércio clandestino de armas de fogo
O orçamento público: panorama geral e suas dimensões legal, econômica e política.
O Brasil e suas mudanças que o levam ao retrocesso social, cultural, político e jurídico.
Texto enviado ao JurisWay em 16/06/2016.
BRASIL, UM PAÍS EM DECADÊNCIA!
Os relatos que se seguem não precisam que sejam citadas fontes, pois é de conhecimento amplo por ter sido divulgado em todo o país nas mídias faladas, escritas e televisionadas.
No futebol, éramos uma potência mundial, respeitados e temidos por todas as nações. Todos “tremiam na base” quando sabiam que teriam que enfrentar o Brasil numa competição ou até mesmo em um amistoso. Tínhamos grandes nomes: Pelé, o rei; Garrincha, o gênio; Sócrates, Rivelino, Tostão, Ronaldo Gaúcho e o Fenômeno e Zico, entre tantos outros. E hoje, quais os nomes de peso que existem em nosso futebol? Decepção de uma seleção desmoralizada, sete vezes; motivo de piada no futebol mundial. Em plena decadência!
Na Educação, as escolas públicas eram exemplos de sucesso, em todas as esferas, Federal, Estadual ou Municipal. Os professores eram respeitados, grandes nomes advinham do ensino público: médicos, escritores, advogados, engenheiros, policiais e muitos outros de destaques em suas profissões. Atualmente, as escolas públicas estão sucateadas, com professores mal remunerados, agredidos muitas vezes por seus próprios alunos e desrespeitados por todos, principalmente pelo poder público. Uma verdadeira decadência!
Na Política, não se ouviam comentários acerca de desvios financeiros. Compareciam às assembleias e o Brasil não crescia a galope, mas não decrescia tão abruptamente. Atualmente, uma verdadeira vergonha. Políticos citados em grande número, acusados de desvio de dinheiro público, em todas as esferas do poder, Federal, Estadual, Distrital e Municipal. As verbas que deveriam ser usadas na melhoria, em projetos e ações em favor da população estão indo para as contas dos políticos que se acostumaram ao enriquecimento fácil, ilícito, desviando milhões, bilhões e até trilhões dos cofres públicos. Total desrespeito com a confiança que nele o povo depositou ao elegê-los, uma total decadência!
No Judiciário, os Magistrados eram exemplos a serem seguidos, comportavam-se sempre em respeito às normas jurídicas, sempre atentos para não cometerem equívocos. Hoje, uma total discrepância de comportamento, principalmente da Corte Suprema que vem agindo à margem do que está descrito na Constituição Federal do Brasil, agindo em nome de uma excepcionalidade ou de uma surrealidade, o que, para quem foi criado para se fazer obedecer a Constituição e respeitá-la em suas decisões, tem afrontado constantemente a Carta Magna da Nação brasileira sem que haja uma explicação, o que não existe em nenhum lugar. Não existe embasamento constitucional para que se afronte os preceitos constitucionais. Uma verdadeira decadência!
Todas essas mudanças citadas acima estão afetando diretamente a nação no âmbito social, cultural e se interligando diretamente com a violência que assola o país.
Até que ponto enfrentaremos a decadência no Brasil? Está na hora de frear as constantes mudanças que estão levando o Brasil ao retrocesso da Nação.
Uma verdadeira Decadência!
Fábio Aurélio da Silva Martins
Acadêmico de Direito
Faculdade Luciano Feijão
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |