JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 


Certificado

Os minicursos gratuitos não oferecem certificado.
Para obter um certificado, é preciso se inscrever em um dos Estudos Temáticos.
Os Estudos Temáticos não são gratuitos (saiba mais).
Veja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado




Dicas JurisWay:


Use o teclado
- Você também pode navegar pelas páginas do curso usando as setas de seu teclado.

- Quando chegar na última página, avance mais uma vez para concluir o curso.



Ajude o JurisWay


Dê uma nota
- Ao final, dê uma nota de 1 a 10 ao curso.
Comente:
- Deixe também um pequeno comentário sobre o conteúdo, dizendo o que mais gostou ou o que não achou legal.
Inclua sugestões
- Aproveite para dar suas sugestões sobre como poderíamos melhorar o conteúdo.

Bons estudos!

JurisWay > Cursos Gratuitos Online > Desenvolvimento Pessoal > Danilo Santana

Como realizar sonhos e superar obstáculos

<< Página
 de
 >>
Tamanho da letra: a a a a a


Danilo Santana
Como realizar sonhos e superar obstáculos
Desenvolvimento Pessoal


O que é um sonho? Qual a sua importância? Como realizá-lo? Esse curso pretende trazer ao leitor algumas destas respostas, demonstrando que, na maior parte das vezes, a vontade, determinação e a força de vencer supera qualquer obstáculo, culminando na efetiva realização de um sonho.


Palavras-chave: Sonho, desafio, obstáculo, estímulo, metas, planejamento, vencedor
Iniciar Curso
4 - Uma falha pode ser fatal
        4.1 - Um pequeno detalhe
Se o candidato a deputado, na perseguição do seu sonho, fizesse tudo corretamente mas, por algum motivo, ao final, quando chegasse o momento certo de "estabelecer a forma de sensibilizar seus eleitores", deixasse de considerar a importância deste detalhe e tentasse conquistá-los aleatoriamente, sem uma base de sustentação, sem um foco, sem um discurso coerente e objetivo, a falha poderia ser decisiva.

É simples, o candidato seria apenas um entre os demais, e claro, ao final, na média, colheria dos eleitores o entusiasmo de alguns, a simpatia de outros e a indiferença dos demais.
Portanto o resultado não revelaria a resposta pretendida por todo o trabalho desenvolvido e todos os recursos investidos teriam se perdido por um momento de desatenção e desrespeito às regras da realidade.

Então, em síntese, o projeto deverá ser elaborado com base nas perguntas formuladas e respondidas, sob pena de não se tornar eficiente. As etapas, deverão ser coerentemente e disciplinarmente conquistadas, uma a uma, sempre observando os pré-requisitos de uma e outra, de forma que elas se completem e não reste nenhuma fragilidade na execução do projeto.
De tempos em tempos devemos rever o projeto como um todo e cada uma de suas etapas, se necessário, devemos parar e recomeçar.

Se existir vontade de realizar um sonho; se o projeto de realização for bem elaborado; se as metas guardarem sintonia umas com as outras; se a execução for cuidadosa e se os dificuldades forem enfrentadas sem medo, o sucesso será absolutamente certo.

4.2 - Testes de eficiência:
Elaborar um projeto, seguir os seus parâmetros e executar todas as tarefas programadas não é fácil. Demanda tempo, determinação e muita disciplina, contudo, ainda assim, não é o suficiente para quem quer realizar sonhos. Por isso, como em todo projeto de metas, é necessário que se comprove a cada fração de tempo se as etapas estão apresentando graus razoáveis de eficiência e se realmente poderão atender aos fins para os quais foram projetadas.

É que os projetos de longa duração podem sofrer avarias ou fadigas em razão do tempo, dos costumes, das normas, dos objetivos, da realidade, entre outras circunstâncias. Por isso, e também porque é necessário conferir se o projeto terá condições de produzir os resultados pretendidos, é que devemos promover os testes de eficiência.
Naturalmente quando se definem as etapas intermediárias, fica claro que cada uma delas tem uma finalidade que será importante para a concretização da meta final, objeto do projeto, algumas até serão pré-requisito de outras, ou seja, só depois de findas algumas etapas, e conferidas a sua eficiência, é que poderá ser iniciada a outra.

4.3 - Uma hipótese
Isso ocorre, por exemplo, no caso de um candidato a deputado que necessita adquirir conhecimentos na área de metalurgia, em razão da posição geográfica e econômica de sua base eleitoral. Ora, se acaso o candidato não adquire conhecimentos suficientes para travar contatos com os formadores de opiniões, sem dúvida estará impossibilitado de definir as formas de sensibilização dos eleitores e por conseqüência também estará prejudicada a fase de organização da rotina de campanha.

É que a falta de conhecimento da matéria que envolve a política social e econômica da região inibirá qualquer contato com os formadores de opinião e não haverá como estabelecer a rotina de campanha porque ela estará inevitavelmente vinculada aos problemas regionais.
Da mesma forma não adiantará ter conseguido obter todos os recursos necessários para desenvolver uma boa campanha se ela, por qualquer motivo, ainda não estiver claramente planejada e definida.

Por isso, e exatamente para sanar as eventuais falhas dos projetos ou da implementação de algumas das etapas intermediárias, é que os estágios da execução sempre deverão ser submetidos a testes de eficiência.

4.4 - Modos de aferição
Os testes de eficiência são simples; se destinam a conferir como foi alcançada a meta acessória, se o projeto foi cumprido satisfatoriamente, dentro do prazo e dos custos previstos, e se está apto a produzir os efeitos desejados.

Se a questão for o domínio do tema econômico e político da região, um debate com meia dúzia de interessados no assunto poderá ser suficiente para aferir o conhecimento, mas, é necessário também examinar se o assunto é dinâmico ou estático. Se for dinâmico é preciso ter muito cuidado com a atualização do tema, senão pode acontecer que tudo se perca em poucos minutos, apenas pela demonstração de despreparo do candidato em um momento crucial.
Em algumas situações a aferição de eficiência do projeto pode encontrar dificuldades maiores, é o caso, por exemplo da captação de recursos para o patrocínio da campanha.

Embora aparentemente tudo possa estar sob controle os patrocinadores podem falhar na hora certa e com isso desandar toda a máquina preparada para produzir resultados. Nestas hipóteses mais complexas é importante que o acompanhamento da disponibilidade de apoio seja testado com uma freqüência de tempo menor, e o grau de relacionamento com os patrocinadores se mantenha em uma escala ascendente e em constante ampliação.
Em outras situações, por exemplo para aferir o nível de aceitação de uma candidatura ou de um candidato, ou mesmo, para conferir a situação dos demais candidatos, serão oportunas várias metodologias de checagem.

As pesquisas de opinião sempre foram úteis para verificar as tendências e propiciar a cada interessado uma oportunidade de trabalhar ou se preparar, de forma objetiva, para criar elementos e utilizar de instrumentos que possam fazer com as tendências lhe sejam favoráveis. Mas, considerando as especificidades de algumas metas, o importante é fazer um teste real, chamado o teste de rua, que em se tratando de eleições, consiste em colher na fonte, e diretamente, a impressão geral da massa de eleitores.

4.5 - Os controles de eficiência
Não se pode confiar cegamente nas pessoas da equipe envolvidas na campanha ou na realização de metas pré-campanha. É que, absorvidas em suas atividades, as pessoas do grupo do candidato nem sempre conseguem enxergar com clareza o que se passa do outro lado da rua.

Uma técnica muito em voga é a checagem de opiniões de antes e depois da aparição ou conversa do candidato com a sua base eleitoral. É que com esta forma de aferição é possível encontrar o índice de aceitação ou rejeição do candidato.
Os testes de eficiência são necessários para conferir cada detalhe e localizar todas as eventuais fragilidades da consecução do projeto. Uma só falha pode contaminar todo o projeto, então, embora sendo sabido que não se pode inibir todos os obstáculos que surgem ao longo da jornada, é de fundamental importância que todos sejam enfrentados, ainda que possam trazer reflexos negativos.

Mesmo os reflexos negativos, quando eficientemente administrados, podem ser absorvidos e controlados de forma a produzir o menor dano possível. Entretanto, quando as coisas surgem de um momento para outro, sem que se tenha conhecimento prévio de sua extensão, os danos podem ser irreversíveis, não porque o sonho seja inatingível, mas, sim porque o planejamento ou a execução do projeto falhou em algum ponto.
O certo, em qualquer projeto, é conferir cada uma das etapas vencidas e se certificar de que elas estão sob controle; que não apresentam rupturas de qualquer espécie. Contudo, se trincas aparecerem, talvez seja oportuno redesenhar todo o projeto, desta vez, já com os procedimentos de correções oportunos com vistas à redução dos estragos.

O que não se pode fazer é confiar na sorte, ou na inabilidade do adversário e muito menos a falta de perspicácia da massa. Erros se combatem com acertos e falhas se consertam com os ajustes de projeto ou correção do curso das execuções. Os problemas devem ser enfrentados o mais rápido possível.





Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados

Tempo gasto : 250 milésimos de segundosVeja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado