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Curriculum Vitae - Currículo passo a passo para pessoas sem experiência profissional

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Tatiane Santana
Curriculum Vitae - Currículo passo a passo para pessoas sem experiência profissional
Desenvolvimento Pessoal


Neste curso acompanharemos a elaboração de um currículo, passo a passo, de uma garota sem nenhuma experiência profissional, aplicando, na prática, toda a teoria exposta no curso "Curriculum Vitae - Como fazer um bom currículo".


Palavras-chave:
Iniciar Curso
1 - Fazendo um Curriculum Vitae passo a passo
        1.1 - Introdução
Este curso é uma aplicação prática do curso teórico
"Curriculum Vitae - Como fazer um bom Currículo"
que dá as bases para a elaboração de um bom currículo. Assim, se você ainda não viu o curso teórico, recomendo que o faça primeiro, antes de começar este. Entretanto, se você já passou pelo outro curso, esta é uma boa oportunidade para colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

No decorrer deste curso vamos conhecer Paula, uma personagem imaginária que nos fornecerá os dados necessários para que possamos elaborar e montar, passo a passo, seu currículo.

1.2 - Conhecendo Paula
Paula é uma jovem de 18 anos. Acabou de concluir o segundo grau e nunca teve um emprego antes.

Essa é a situação de milhares de jovens, que encontram extrema dificuldade em conseguir seu primeiro emprego. Sem experiência, os candidatos sentem uma grande dificuldade em montar um currículo, e acabam desistindo de concorrer a muitas vagas que poderiam preencher.
Mas mesmo sem ter experiência, é possível fazer um currículo que chame a atenção. Para isso é preciso mudar os ingredientes. É preciso substituir a experiência profissional pela experiência de vida, mostrar que você tem iniciativa e vontade de aprender. Que você pode se relacionar bem com as pessoas e trabalhar em equipe. Ou seja, que apesar de não ter experiência, você tem um grande potencial a ser explorado.

Para isso, é preciso relembrar o passado, e tentar encontrar situações que possam comprovar essas qualidades. Sendo assim, vamos ler alguns trechos de uma entrevista com Paula sobre sua história de vida e tentar identificar essas situações.

Sempre tive boas notas. Nunca fui de ficar precisando de ponto na última hora e nunca tomei nenhuma recuperação. Quando havia atividades em grupo, sempre o pessoal me procurava para participar com eles. Acho que é porque sou muito comunicativa, e na maioria das vezes ia apresentar os trabalhos lá na frente.

Paula é uma garota inteligente e comunicativa, e essas são qualidades importantíssimas que irão pesar muito em qualquer seleção de emprego. O fato de ter facilidade para participar de grupos também é uma característica a ser destacada no seu currículo, e com certeza também contará pontos positivos na avaliação.

No primeiro ano participei do grêmio estudantil e ajudei a organizar festas fazendo pesquisas de preços, pechinchando, negociando, contratando serviços, correndo atrás de produtos... Foi uma correria danada, mas foi muito legal!

O fato de ter participado do grêmio também reforça a imagem comunicativa e a facilidade de trabalhar em equipe, e mais, também demonstra que Paula é bastante dinâmica. Para organizar, contratar e negociar é preciso ter iniciativa, e esta é outra característica bastante procurada pelos avaliadores.

Quando meu pai comprou um computador lá pra casa foi uma maravilha. Como ele contratou um plano de banda larga junto, passava muito tempo navegando pela internet. Aprendi a usar o Google para fazer pesquisas e achava tudo que procurava. Como tinha mais facilidade para usar o computador, sempre ficava encarregada de formatar e imprimir os trabalhos da escola. Cada um fazia uma parte e mandava por e-mail. Aí eu juntava, ordenava as idéias, formatava tudo, fazia uma capa bem legal e imprimia.

Hoje em dia, ter uma boa relação com computadores é primordial. Ter facilidade para montar e formatar textos também é essencial à grande maioria das profissões. E quem sabe usar a rede mundial de computadores para conseguir informações já está um passo à frente dos outros candidatos. Aqui o que vale é saber. Muitas pessoas fazem cursos e, apesar disso, não sabem nem ligar um computador. Paula aprendeu isso tudo sozinha, e essas informações devem estar, com certeza, presentes no seu currículo.

No início do segundo ano, eu pedi ao meu pai para fazer um curso de inglês. Tudo o que eu sabia era o que estava aprendendo no colégio, e lá o inglês é muito fraco. Como na internet muita coisa está em inglês, comecei a sentir muita falta de aprender uma segunda língua. Agora tenho um conhecimento bem razoável. Já consigo escrever textos e leio sem dificuldades. Às vezes ainda preciso do dicionário, mas já consigo me virar sozinha. Já fiz até amizade com alguns jovens americanos, que conheci através da minha professora. Às vezes ficamos horas conversando... conversando de verdade mesmo, como se fosse pelo telefone, só que através da internet.

Paula sentiu necessidade e acabou entrando em um curso de inglês. Hoje já consegue ler e escrever com certa facilidade e até se comunica com estrangeiros, em áudio, pela internet. Isso demonstra um nível intermediário de inglês. Muitas pessoas com esse conhecimento colocariam no currículo nível avançado, mas este só é alcançado por aqueles que falam e escrevem fluentemente. Superestimar o nível do inglês pode parecer uma boa idéia, mas poderá fazê-lo perder as chances de contratação caso seja chamado para entrevista, pois o avaliador facilmente irá detectar a mentira se desejar testar essa informação.

No terceiro ano, o pessoal me convenceu a disputar a vaga de oradora da turma. Fiquei uma semana só elaborando o texto. Optei por algo mais descontraído, ao invés daqueles textos tradicionais. Relembrei todas as experiências legais que tivemos durante o segundo grau, falando dos professores, funcionários, alguns alunos... Ficou tão bom que acabei sendo selecionada. No dia da formatura foi uma emoção só! Falar para tantas pessoas... Fiquei um pouco nervosa, mas deu tudo certo.

Ser selecionada como oradora dentre tantos alunos foi uma grande conquista, que não ocorreu por acaso. Para conseguir, Paula teve que ter a iniciativa de se inscrever, elaborou um bom texto, e conquistou a turma que a elegeu como sua representante.

Tudo isso só vem reforçar a grande capacidade de iniciativa e competência que já foram demonstradas nas situações anteriores, e que devem ser, portanto, bem destacadas no currículo.
Com todas essas informações, já podemos começar a montar o currículo de Paula.

Antes de continuar, tente você também relembrar seu passado e encontrar situações em que você planejou, organizou, controlou ou foi responsável por algo, que teve que ter iniciativa, que trabalhou em equipe, que se destacou dentre os outros colegas...

Pode ser uma participação na comissão de formatura, grêmio estudantil, representante de turma, orador, destaque como melhor aluno ou até mesmo ter sido campeão de um torneio de Xadrez.
Mas atenção: se você não se lembrar de nenhuma situação desse tipo, você está em sérios apuros!

Para conseguir vencer na vida, é preciso se destacar, se diferenciar dos outros.

Se você nunca se destacou, é melhor começar a se preocupar com isso e criar situações para que isso aconteça.

1.3 - Dados pessoais
A primeira parte do currículo é o cabeçalho. Nele devem ser inseridos os dados pessoais e, se possível, a foto de Paula. Basta citar nome, endereço, telefone para contato, e-mail e data de nascimento (colocar a idade tornará o currículo desatualizado em pouco tempo).

Números de CPF, RG, título de eleitor e até estado civil só devem ser incluídos se expressamente exigidos pela empresa contratante, pois esses dados não terão nenhuma utilidade para avaliar a sua capacidade para a vaga. Informações sobre raça e religião também não devem constar do currículo, pois podem ser interpretadas como alguma forma de preconceito por parte do candidato.
Desta forma, o cabeçalho do CV deverá ter a seguinte estrutura:

PAULA MARTINS ARACAPUZ

Av. Bente Altas, 34 apto 403 - Cabana do Canto
Rio do Mato/MG - CEP 36.350-000
Fone Residencial: (36) 3123.9999 - Celular (36) 9123.9999
E-mail: paulamartins@imeioul.com.br
Data de nascimento: 10/04/1988

1.4 - Objetivo Profissional
Logo abaixo dos dados pessoais, é preciso informar, de maneira clara e sucinta, qual o objetivo profissional de Paula.

Sabemos que Paula está à procura de qualquer vaga que não exija experiência. Mas colocar um objetivo muito amplo, ao contrário do que se pensa, vai diminuir a probabilidade do currículo ser selecionado.

A maioria das empresas que anunciam vagas recebe, diariamente, dezenas de currículos de candidatos. Assim, um currículo com objetivo profissional exposto de forma genérica é apenas mais um.
O melhor que Paula tem a fazer é personalizar seu currículo. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena. Assim, se ela está se candidatando a uma vaga de secretária, este deve ser seu objetivo profissional. Se a vaga é de vendedora, balconista, recepcionista, atendente, ou seja lá o que for, o currículo também deve mostrar que este é o seu objetivo.

Assim, se o cargo almejado for o de secretária, as próximas linhas do currículo seriam as seguintes:

Objetivo Profissional
Secretária
1.5 - Habilidades e Qualificações
Em seguida, devemos colocar um resumo das habilidades e qualificações de Paula. Como ela não teve experiência profissional, devemos caprichar ainda mais neste tópico. É preciso fazer um pequeno texto, de leitura rápida, sintetizando suas principais competências. Devemos mencionar as qualidades de Paula que podem contribuir para o crescimento da empresa, baseando-se na sua experiência de vida:

Qualificações
Dinâmica, comunicativa, com grande facilidade para trabalhar em equipe. Experiência no uso de computadores tanto para edições e formatações de textos como para busca de informações pela internet. Capacidade para entender, se expressar e se comunicar por voz ou texto em inglês. Iniciativa e espírito de liderança são também qualidades marcantes.

1.6 - Experiência de Vida
Paula não possui nenhuma experiência profissional. Entretanto, é preciso fornecer fatos que comprovem as habilidades e qualificações citadas no item anterior. Assim, o tópico Experiência Profissional será substituído por Experiência de Vida, e deve destacar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Desta forma, esta seção ficaria assim:

Experiência de Vida

Período Escolar
Por ser muito comunicativa, apresentou a maioria das atividades em grupo das quais participou. Sempre obteve bom rendimento escolar. Assim, desenvolveu autoconfiança suficiente para enfrentar e vencer novos desafios.

Grêmio Estudantil (2003)
Participou da organização de eventos e da negociação e contratação de serviços, aprimorando a habilidade para trabalhar em equipe e desenvolvendo a capacidade de iniciativa.

Experiência com Computadores e Internet
Montou e formatou grande quantidade de trabalhos escolares, o que lhe rendeu uma grande facilidade na manipulação de editores de textos. Adquiriu também experiência e desenvoltura em buscas e pesquisas de informações na internet.

Língua estrangeira
Aprendeu e desenvolveu a capacidade de entendimento e expressão em língua inglesa, atingindo um nível intermediário, o que a torna capaz de ler, entender e se expressar tanto oralmente como por escrito nessa língua.

Oradora da Turma (2005)
Se candidatou a oradora da turma, o que demonstrou sua capacidade de assumir compromissos e enfrentar novos desafios. Foi selecionada e obteve grande sucesso na sua apresentação, demonstrando, mais uma vez, sua facilidade para lidar com as palavras e sua coragem para falar em público.

1.7 - Formação Acadêmica e Cursos
Os currículos também devem informar sobre a formação acadêmica do candidato, além dos cursos que porventura tenha feito.

No caso de Paula, o único curso que ela fez foi o de Inglês. Assim, a seção de formação acadêmica será bem simples:

Formação Acadêmica

2º Grau - Escola Estadual do Rio do Mato - Concluído em dez/2005

Inglês - Cultura Americana (jan/2004 a dez/2005)
1.8 - Revisão Final
Terminado o conteúdo do currículo, é hora de montar o layout, revisar as informações e corrigir eventuais erros de ortografia e concordância.

Quanto ao layout devemos conferir se deixamos espaços entre cada um dos itens do currículo, se mantivemos o mesmo tipo de letra em todo o texto e se as margens não estão muito pequenas.

Quanto à revisão ortográfica, usar o corretor ortográfico do editor de textos, além de ler, reler e pedir para outras pessoas também darem uma olhada são os recursos mais comuns.

1.9 - Pronto
Depois de revisar o texto, é só imprimir em uma boa impressora, usando um papel de boa qualidade, entregar nas empresas que estão oferecendo vagas e aguardar o contato para marcar a entrevista.

Lembre-se que este currículo será útil às vagas de secretária. Se Paula decidir se candidatar a um emprego diferente, deverá adaptar seu currículo alterando o Objetivo Profissional e, se for o caso, adaptando o item Experiência de Vida para vincular suas experiências de vida e qualificações às atribuições da vaga oferecida.

1.10 - Resultado
Depois de concluir este curso, para ver como ficou o currículo de Paula, acesse a Seção Modelos, que fica na barra lateral do JurisWay, e busque por "currículo".
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