Excelência Profissional

Danilo Borges
Equipe JurisWay


Achou esta página útil? Então...
Curta ou Compartilhe com os amigos:
Conte aos seus seguidores:


Muitas pessoas já preencheram a pesquisa que eu propus no início da semana para ajudar o Crhistian a definir os temas dos próximos vídeos. Se você ainda não preencheu e quiser participar, ainda dá tempo:

https://www.jurisway.org.br/blogs/CrhistianSouza/preciso_da_sua_ajuda.asp

Como esperado, a maioria é de advogados, funcionários públicos e estudantes de Direito. Até aí não houve muita novidade.

Mas o restante dos dados me deixou bastante surpreso.

Os resultados revelaram um público bem mais maduro, quase todos com curso superior completo e grande parte com algum tipo de pós-graduação.

Não são jovens em início de carreira buscando orientação para começar como eu esperava. A esmagadora maioria, mesmo os estudantes de Direito, são pessoas mais experientes, que já enfrentaram o mercado de trabalho por anos e até décadas, e que muitas vezes ainda tem dificuldades para se posicionar.

Mais de 90% são pessoas com mais de 40 anos, com enorme participação daqueles com seus mais de 60 e 70 anos de idade, que lutam para conseguir um lugar no mercado de trabalho, ou que perderam esse lugar em algum ponto da vida e agora querem conquistá-lo de volta.

Outro ponto da pesquisa que ficou bastante claro, e que me deixou muito satisfeito, foi o tipo de resposta que a maioria deu em relação às características que admiram e as habilidades essenciais dos profissionais de sucesso.

Elas destacam principalmente a competência, o conhecimento, o bom trabalho, e a integridade dos profissionais que admiram.

Elas acreditam que o empenho no aperfeiçoamento e na conquista da competência em seus ramos de atuação são o caminho para o sucesso. São pessoas que têm no esforço e dedicação seus valores primordiais.

Há alguns que já atingiram um nível na carreira no qual estão satisfeitos com as conquistas e já dominam as habilidades necessárias para o sucesso, mas esses são minoria.

Há também aqueles que dizem dominar essas habilidades essenciais, mas que mesmo assim ainda não chegaram lá.

Mas a grande maioria está tendo dificuldades para conquistar essas habilidades. Alguns disseram que não conseguem fazer o que precisa ser feito ou simplesmente nem sabem o que precisa ser feito para chegarem lá.

Outros reclamaram da falta de tempo, falta de disciplina, falta de oportunidades, baixa produtividade, dificuldade de tratar com pessoas, dificuldade de conhecer as pessoas “certas” (networking) e até da falta de foco, que discutimos num dos vídeos anteriores.

E muitos daqueles que atuam na área do Direito citaram como um grande desafio da área a necessidade de atualização constante, tanto em relação à matéria jurídica quanto à tecnologia envolvida (processos digitais por exemplo).

O certo é que grande parte dessas pessoas que ainda não chegaram onde queriam se sentem inseguras e incapazes, mesmo tendo se esforçado bastante.

Mas a resposta que mais me marcou foi a de uma pessoa que disse que a maior dificuldade é a sensação de não evoluir. A sensação de não evoluir, de não progredir, de não avançar, de não sair do lugar realmente mina a motivação para continuar se esforçando.

Para superar esse sentimento de impotência, precisamos de um planejamento e também de organização e disciplina. É preciso descobrir onde estamos, definir onde queremos chegar e escolher qual o caminho usaremos nessa jornada. Do contrário, podemos ficar vagando em círculos sem sair do lugar.

E para que você reflita e descubra em qual ponto você está agora, para que você saiba de onde está partindo, deixo mais um vídeo do Crhistian, no qual ele cita os 4 níveis de profissionais e explica com detalhes o conceito de Excelência Profissional, que é um ponto no qual...

Melhor não estragar a surpresa. Assista ao vídeo e, depois, responda à enquete.


Participe do nosso Quiz!
Agora que você viu o vídeo, conte pra gente em qual nível profissional você está:

A Nível 1
  
B Nível 2
  
C Nível 3
  
D Nível 4
  
  Já votei / Não quero votar. Quero apenas ver os resultados atualizados.
  

Se você tiver interesse em dicas de carreira e desenvolvimento profissional e quiser receber e ou continuar recebendo com prioridade os conteúdos do Crhistian Souza, deixe seu email no campo abaixo:




Achou esta página útil? Então...
Curta ou Compartilhe com os amigos:
Conte aos seus seguidores:


Comentários  

Veja também:
Cursos Online Gratuitos

Áreas de Apoio

TCCs e Monografias (3 cursos)

Proteção de Dados (1 curso)

Língua Inglesa (12 cursos)

Língua Portuguesa (98 cursos)

Desenvolvimento Pessoal (44 cursos)

Desenvolvimento Profissional (28 cursos)

Técnicas de Estudo (9 cursos)

Filosofia (4 cursos)

Língua Italiana (1 curso)

Introdução ao Estudo do Direito (5 cursos)

Direito Civil (16 cursos)

Direito Penal (29 cursos)

Direito Processual Penal (10 cursos)

Direito Empresarial (22 cursos)

Direito de Família (28 cursos)

Direito do Trabalho (47 cursos)

Direito Coletivo do Trabalho (9 cursos)

Direito Processual do Trabalho (33 cursos)

Direito Processual Civil (102 cursos)

Condomínio (18 cursos)

Direito Administrativo (39 cursos)

Direito Ambiental (82 cursos)

Direito do Consumidor (47 cursos)

Direito Imobiliário (15 cursos)

Direito Previdenciário (26 cursos)

Direito Tributário (9 cursos)

Locação (12 cursos)

Propriedade Intelectual (3 cursos)

Responsabilidade Civil (15 cursos)

Direito de Trânsito (3 cursos)

Direito das Sucessões (16 cursos)

Direito Eleitoral (2 cursos)

Licitações e Contratos Administrativos (13 cursos)

Direito Constitucional (31 cursos)

Direito Contratual (45 cursos)

Direito Internacional Público (1 curso)

Teoria Econômica do Litígio (1 curso)

Direitos Humanos (1 curso)

Arbitragem (1 curso)

Outros (7 cursos)

Provas da OAB
Estude refazendo as últimas provas

Treine
Prepare-se para o Exame da OAB refazendo as últimas provas online.

Questões das provas da OAB