JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Vocabulário Jurídico - Econômico/Ambiental

Aqui você encontra as palavras e expressões jurídicas gerais, utilizadas em todos os ramos do Poder Judiciário.




Escolha uma abaixo ou use a busca por palavra chave.




Busca por palavra chave:

Procurar também nas definições
#A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


:: HEMISFÉRIO - metade de uma esfera; semi-esfera. Cada uma das duas metades Norte e Sul do globo terrestre, imaginariamente separadas pelo equador. Cada uma das duas metades ocidental e oriental, separadas por qualquer dos meridianos.


:: HEMOFILIA - desordem hereditária e ligada ao cromossomo X. Nos hemofílicos, a coagulação do sangue é prejudicada, levando a hemorragias.


:: HEMOGLOBINA - principal constituinte das hemácias, i.e., um tetrâmero de globina associado ao seu grupo heme, de ligação ao ferro, formado por duas cadeias a idênticas e duas cadeias ß, também idênticas. Cada globina é codificada por genes organizados em um único cluster que contém genes funcionais e pseudogenes; proteína fundamental no transporte de oxigênio para as células do corpo.


:: HERANÇA - em biologia, transmissão de características de geração a geração; modo pelo qual os genes transmitem à prole caracteres físicos (morfológicos), bioquímicos e de comportamento dos genitores.


:: Herança Totalidade dos direitos e obrigações de uma pessoa no momento em que vem a falecer. Veja Arts. 57, 219, III, 263, XI, 271, III, 391, IV, 427, III, 468, 532, II, 641, 681, 840, II, 1.089, 1.501, 1.526, 1.572 e seguintes do Código Civil.


:: herança citoplasmatica - controlada por genes não-nucleares, i.e., genes situados no genoma do cloroplasto (cpDNA) ou da mitocôndria (mtDNA) dos eucariotos. O mesmo que herança materna.


:: HERANÇA MATERNA - preferencialmente transmitida pela mãe, uma vez que a contribuição do citoplasma materno é maior na formação da célula-ovo. Isto se deve ao maior tamanho do gameta feminino (óvulo, saco embrionário) em relação ao gameta masculino (espermatozóide, grão de pólen).


:: HERBÁCEAS - plantas com características de erva, grupo de plantas folhosas, não-lenhosas, geralmente formam a camada de vegetação rasteira de uma comunidade vegetal.


:: HERBÁRIO - coleção de espécimes vegetais secos e prensados, arranjados e descritos de forma sistemática, e que servem de referência taxonômica para a identificação e classificação das plantas, e são disponíveis para referências e outros fins científicos.


:: HERBICIDA - substância química , com maior ou menor grau de toxicidade ,utilizado para destruir ou controlar o crescimento de ervas daninhas, arbustos ou outras plantas indesejáveis, usado em hortas, campos de pastagens etc.


AnteriorPróxima

:: topo ::


 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados