JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Prova Concurso Público
Polícia Civil/RS
Delegado Civil - Maio/2018
Elaboração: Fundatec

Direito Penal

7ª Questão:

Desatentus conduzia, distraidamente, seu veículo automotor, não percebendo quando o sinal fechou para sua passagem. Acabou atropelando Azaradus, na faixa de segurança, quando este atravessava a via pública, juntamente com sua esposa e três filhos menores. Desatentus fugiu do local, porque não possuía carteira de habilitação. Azaradus, socorrido por populares, acabou falecendo no hospital. Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com a situação hipotética descrita.
Atenção: esta questão foi anulada!

a)Na hipótese, Desatentus responderá por homicídio culposo de trânsito, nos termos do artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, havendo majorantes e agravantes a serem a ele imputadas.
256 marcações (18%)
b)Em caso de condenação, o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade a ser imputado a Desatentus será o semiaberto.
210 marcações (14%)
c)Se a morte de Azaradus ocorresse porque o médico que o atendeu no hospital errou, de acordo com a teoria da imputação objetiva, esse erro médico, poderia, a depender de sua extensão, excluir o nexo causal, imputando-se o resultado morte apenas ao médico.
325 marcações (22%)
d)Em caso de condenação, não caberá a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos por ter sido crime praticado com violência à pessoa.
433 marcações (30%)
e)Em relação à esposa e os três filhos menores de Azaradus, Desatentus não responderá pela tentativa do crime previsto no Art. 302 do Código de Trânsito Brasileiro.
225 marcações (16%)


Comentário: Danilo Borges
Dicas para resolução:

Esta questão foi objeto de recurso por parte dos candidatos e foi ANULADA. Segue a justificativa da banca para anulação:

A banca acolheu as razões recursais apresentadas e entendeu por ANULAR a referida questão, por conter duas alternativas incorretas, ou seja, poderiam ter sido assinaladas pelo candidato tanto a letra "B", quanto a letra "D", pois ambas teriam que ser consideradas como resposta correta à indagação formulada.

B - INCORRETA

A expressão "será o semiaberto" deve ser substituída por "na pior das hipóteses, será o semiaberto", já que a pena de detenção, não admite regime inicial fechado.

D - INCORRETA

Para a substituição de Pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos, a lei impõe requisitos. Entre eles, que o crime doloso não seja cometido com violência ou grave ameaça à pessoa. Entretanto, esse requisito de ausência de violência ou grave ameaça não se aplica aos crimes culposos. (CUNHA, Rogério Sanches. Direito Penal para concursos, 2016, p. 186).





Comentários  



Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2018.

Questões desta Prova

Lista de provas de concursos

Lista de provas da OAB

Notícias sobre Concursos Públicos e provas OAB

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados