Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Introdução ao Estudo do Direito - Introdução ao Estudo do Direito
O que é o vício "estado de perigo" num negócio jurídico?


O que é o vício "estado de perigo" num negócio jurídico?

O último vício do consentimento é o estado de perigo, em que a parte assume obrigação excessivamente onerosa em virtude da necessidade de salvar-se a si ou pessoa de sua família.

Verifica-se a existência de dois elementos caracterizadores do estado de perigo: obrigação excessivamente onerosa e a situação de perigo que ameaça a parte ou a pessoa de sua família.

Um exemplo seria o da pessoa que promete pagar a outra R$10.000,00, se ela salvar a sua filha, que caiu numa lagoa e não sabe nadar. Nesse caso verifica-se a existência do estado de perigo, pois estão presentes os requisitos necessários à sua configuração.
Ressalta-se que a parte deverá conhecer do estado de perigo a que a outra a parte está ameaçada, para configurar a anulação do negócio jurídico.

É importante dizer que, tanto na coação, quanto no estado de perigo, apesar da lei se referir apenas à pessoa da família, se a ameaça ocorrer com pessoa que não é da família, o juiz deverá analisar as circunstâncias do caso concreto, de forma que se convença ou não da existência real dos vícios.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados