Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Eleitoral - Eleições Municipais
Qual é e como deve ser interpretado o inciso V do art. 45 da lei nº 9.504/97?


Qual é e como deve ser interpretado o inciso V do art. 45 da lei nº 9.504/97?

“A partir de 1º de julho do ano da eleição é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiários: “

 

(Artigo 45 da Lei nº 9.504/97)

V - veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;

 

O tema é complexo, vez que a proibição constante do inciso V agride a liberdade de manifestação artística garantida no art. 5º, IX, da Constituição Federal.

 

Por isso, as produções artísticas devem ser analisadas com cuidado e somente aquelas que visarem à captação de votos a determinado candidato ou partido, influenciando no convencimento dos eleitores, é que deverão ser restringidas.

 

 

A redação do inciso exclui expressamente desta proibição os programas jornalísticos e os debates políticos, cuja função é “... divulgar matérias de interesse da população, mesmo que digam respeito a candidato ou a partido político, desde que veiculem a posição de todos os interessados de modo imparcial.”

(Ac. 21.014 – RespE 21.014 – rel. Min. FERNANDO NEVES – j. 17.12.2002 – v.u.)




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados