Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Proteção de Dados - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
O que é Política de Privacidade?
Saiba o que é Política de Privacidade, para que serve e quais informações você deve esperar encontrar nesse tipo de documento.


O que é Política de Privacidade?

Saiba o que é Política de Privacidade, para que serve e quais informações você deve esperar encontrar nesse tipo de documento.

Política de Privacidade é um documento jurídico produzido por sites e aplicativos que necessitam que o usuário faça um cadastro ou crie uma conta submetendo seus dados de identificação

Esse documento descreve as práticas adotadas em relação a essas informações cadastradas pelos usuários, e também àquelas captadas pelo site por outros meios (cookies, histórico de navegação, sensores). 

A função da Política de Privacidade é deixar claro ao usuário quais dados serão coletados e como os dados serão tratados, ou seja, como serão utilizados e com qual finalidade. Também informa se esses dados poderão ou não ser compartilhados com terceiros e, em caso positivo, informa quem são esses terceiros. Esclarece também como o site ou aplicativo mantém os dados em segurança

Também é comum o texto da Política de Privacidade trazer referências a leis que asseguram a sua legalidade.

Finalmente, a Política de Privacidade informa sobre a possibilidade de sua atualização regular e o modo como os usuários poderão ficar sabendo sobre essas atualizações. 

Muitas delas incluem um parágrafo ou uma frase dizendo que se você continuar a acessar o site ou aplicativo, estará automaticamente concordando e aceitando essa Política de Privacidade. 

Apesar de ser um documento jurídico, a Política de Privacidade não precisa e nem deve usar um vocabulário rebuscado ou juridiquês. Como sua principal função é deixar as coisas claras e transparentes para o usuário final, é recomendável que o texto seja leve e de fácil compreensão

Atualmente, vários sites estão atualizando sua Política de Privacidade. Para saber o motivo, acesse o curso online gratuito:

A LGPD e os Dados Pessoais




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados