Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Precatórios; preclusão; precipitador eletrostático.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Precatórios; preclusão; precipitador eletrostático.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


:: Precatório

Especialmente empregado para indicar a carta expedida ao Presidente do Tribunal pelos juízes da execução de sentenças, em que a Fazenda Pública foi condenada a certo pagamento a fim de que, por seu intermédio, se autorizem e se expeçam as necessárias ordens de pagamento às respectivas repartições pagadoras.


:: Precatório

Requisição feita pelo juiz de execução de decisão irrecorrível contra a Fazenda Pública, federal ou estadual ou municipal, para que as dívidas sejam pagas aos respectivos credores. Veja a Emenda Constitucional n.o 30/00, Art. 100 da CF, Arts. 33 e 78 dos ADCT, Art. 730 do CPC e Lei 9.995/00.


:: Precatório

- Termo empregado para designar a carta expedida ao Presidente do Tribunal pelos juízes da execução de sentenças, em que a Fazenda Pública foicondenada a certo pagamento, afim de que, por seu intermédio, se autorizem e se expeçam as necessárias ordens de pagamentos às respectivas repartições pagadoras.


:: PRECATÓRIOS

- precatar significa , basicamente , determinar a autoridade pública que se ponha de sobreaviso para execução de ordem judicial. É uma ordem Judicial de pagamento contra a Fazenda devedora. A satisfação do precatório é vinculada e obrigatória, assim como a submissão do devedor solvente à constituição Judicial de seus bens.


:: PRECIPITADOR ELETROSTÁTICO

- Define-se como o uso de um campo eletrostático para precipitar ou remover partículas sólidas ou líquidas de um gás no qual tais partículas se acham em suspensão . Equipamento de redução da poluição do ar que remove material particulado dos gases, fazendo-os fluir através de um campo elétrico.


:: Preclusão

- Em sentido estrito, a perda da faculdade de executar determinado ato processual, razão de inércia da parte que cumpria fazê-lo no prazo legal.


:: Preclusão

É a perda da faculdade de praticar algum ato processual, seja pelo decurso do prazo (preclusão temporal), pela prática de ato incompatível com aquele que se pretendia praticar (preclusão lógica), pela falta de um ato anterior que autoriza o posterior (preclusão consumativa).


:: Preclusão

Perda do direito de manifestar-se no processo, por não tê-lo feito na forma devida ou na oportunidade devida.


:: PREÇO

- em sentido amplo expressa a relação de troca de um bem por outro, proporção de dinheiro que se dá em troca de determinada mercadoria ou serviço.


:: PREÇO DE CUSTO

- é todo o montante gasto para fabricação de um produto ou execução de um serviço como, mão-de-obra, gastos tributários, matéria prima, máquinas etc.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados