Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Poder judiciário; polícia federal; polícia civil.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Poder judiciário; polícia federal; polícia civil.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: PODER ECONÕMICO

- exercido por indivíduos ou grupos que possuem grandes recursos econômicos.


:: Poder Judiciário

- No sistema de separação de órgãos do Poder do Estado, o Poder Judiciárioé aquele que detém a função jurisdicional do Estado, ou seja, a função de aplicar as leis na solução dos conflitos de integração entre pessoas, empresas, instituições, garantindo os direitos de cada um e, consequentemente, promovendo a Justiça.


:: PODZOL

- grupo zonal de solos que ocorrem nas regiões de florestas temperadas.


:: PÔLDER

- terreno baixo recuperado de um corpo d´ água, às vezes o mar, pela construção de diques mais ou menos paralelos à margem ou à costa, seguido da drenagem da área entre os diques e as terras secas.


:: PÓLEN

- gametófito masculino das angiospermas.


:: Polícia Civil

É um dos órgãos da segurança pública dirigida por Delegado de Polícia de carreira com a incumbência, ressalvada a competência da União, das funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. Veja Art. 144, § 4°, da Constituição Federal.


:: Polícia Federal

Um dos órgãos de segurança pública com objetivo de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio. É instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira Destina-se a: apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência; exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. Veja Art. 144, § 1°, da Constituição Federal.


:: POLIEMBRIONIA

- ocorrência de vários embriões na mesma semente. A emergência de duas ou mais plântulas de uma semente é um forte indicador da existência de apomixia, mas não se constitui evidência definitiva, pois há poliembrionia zigótica (sexuada). A poliembrionia, portanto, pode ser de origem assexuada (embrionia adventícia) ou sexuada (apomixia gametofítica) ou uma combinação de ambas. A poliembrionia é bastante comum em fruteiras temperadas e tropicais, citando-se, como exemplo, os citros em geral, a manga, o mangostão e mirtáceas, como a pitanga.


:: POLIEMBRIONIA

- produção de mais de um embrião a partir de um único óvulo ou zigoto. Os embriões são geneticamente idênticos.


:: POLÍFAGO

- espécies que atacam grande número de espécies, ou mesmo uma espécie que se alimenta de um grande número de plantas.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados