Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Poder de polícia; poço sedimentar; poço de cacimba.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Poder de polícia; poço sedimentar; poço de cacimba.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: POÇO DE AQÜÍFERO

- perfurado em rochas consolidadas ou inconsolidadas, com diâmetros de até 36 polegadas e profundidade de até 1,5 mil metros. Esse tipo de poço pode captar águas subterrâneas de reposição de aqüíferos e causar desmoronamentos no solo.


:: POÇO DE CACIMBA

- construído manualmente e revestido de tijolos, também conhecido como "poço caipira" ou cisterna . Capta água de lençol freático em pequenas profundidades, de até 20 metros. esse poço ainda existe em regiões rurais do , Sudeste, Nordeste e do Norte do País.


:: POÇO DE RECARGA

- serve para reter e absorver a água de superfície para um aqüífero, para aumentar o volume de água.


:: POÇO EM ROCHA CONSOLIDADA OU CRISTALINA

- ou também chamado como semi-artesiano, é o poço que fica a mais de 150 metros de profundidade e que exige escavações por meio de sonda rotativa.


:: POÇO EM ROCHA INCONSOLIDADA OU MISTO

- são aqueles onde a parte superior perfurada é de rochas sedimentares e, na parte inferior, de rochas cristalinas. Por causa dessa característica da geologia, o poço é construído com a colocação de revestimentos e de filtros no domínio das rochas permeáveis e porosas e sem revestimento na parte inferior, de rochas cristalinas. Usado em empreendimentos imobiliários e com bombas instaladas a profundidades superiores a 100 metros.


:: POÇO SEDIMENTAR

- usado em propriedades rurais de grande porte. Rochas sedimentares são de baixa coesão, por características geológicas , o poço perfurado neste tipo de rocha, tem que se tomar algumas providências, como revestimento apropriado, para evitar contaminação de lençóis freáticos.


:: PODA

- técnica de jardinagem e agricultura que consiste em eliminar as gemas apicais dos ramos, quebrando a inibição que elas exercem sobre as gemas laterais, o resultado é a ramificação da planta. A poda também ´[e feita da dar formas geométricas às plantas e estimular a floração.


:: PODER DE NEUTRALIZAÇÃO

- Conteúdo de neutralizantes contidos em corretivo de acidez, expresso em equivalente de carbonato de cálcio.


:: PODER DE POLÍCIA

- Atividade administrativa pela qual a Administração Pública dispõe para limitar o exercício das faculdades e direitos individuais, visando a assegurar um nível aceitável de convivência social, , em benefício da coletividade ou do próprio Estado.


:: Poder de polícia

Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. É regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder. Veja Art. 78 do Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172/66.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados