Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Pleiteada; plebiscito; plasticidade.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Pleiteada; plebiscito; plasticidade.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


:: PLASTICIDADE

- mudanças morfológicas e/ou fisiológicas em um organismo, resultantes da influência de fatores ambientais sobre a expressão do genótipo deste indivíduo.


:: PLASTOMA

- Genoma dos cloroplastos.


:: PLATAFORMA

- vasto domínio tectônico resultante de agregação predominantemente siálica, uni ou policratônica, estável e com história dinâmica unitária a partir de determinado Período ou Era . Instalação ou estrutura, podendo ser fixa ou móvel localizada em águas sob jurisdição Nacional, destina-se a atividades direta ou indiretamente , com pesquisas e a gama de recursos minerais existentes no leito das águas interiores ou de seu subsolo, ou do mar, da plataforma continental ou de subsolo - Lei 9966/00


:: PLATAFORMA CONTINENTAL

- extensas superfícies planas que constituem as bordas dos continentes, zona que se estende desde a linha de imersão que se extendem desde a linha de costa até a profundidade de cerca de 200m, mar a dentro. O seu limite oceânico é demarcado pelo talude continental é o local onde se depositam boa parte dos sedimentos marinhos.


:: PLATAFORMA CONTINENTAL DO BRASIL

- leito e o subsolo das áreas submarinas que se estendem do seu mar territorial, em toda a extensão do prolongamento natural de seu território terrestre, até o bordo exterior da margem continental, ou até uma distância de duzentas milhas marâtimas das linhas de base, a partir das quais se mede a largura do mar territorial, nos casos em que o bordo exterior da margem continental será fixado de conformidade com os critérios estabelecidos no art. 76 da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, celebrada em Montego Bay, em 10 de dezembro de 1982 (Lei 8.617/93).


:: PLATICIDADE FENOTÍPICA

- mudança morfológica em um organismo, quando sujeito a distintos estímulos ambientais. Um exemplo comum é aquele provido por plantas aquáticas, cujas folhas submersas apresentam morfologia diferente daquelas sobre a água. Outra situação, freqüentemente encontrada entre plantas daninhas e plantas invasoras, é a profusão de morfologia foliar presente entre os indivíduos da população. Estas formas são definidas como morfótipos, capacidade mostrada pelo genótipo de assumir fenótipos diferentes. Toda plasticidade fenotípica é geneticamente determinada.


:: PLATÔ

- áreas mais altas do relevo de uma região, com extensões de diversos tamanhos e declividades baixas, circundadas geralmente por escarpas e encostas.


:: PLEBISCITO

- consulta à população sobre um determinado assunto.


:: PLEIOTROPIA

- fenômeno que ocorre com um gene afetando várias características. Influência de um gene alelo na expressão fenotípica de mais de um caráter.


:: Pleiteada

- Pretendida, competida, discutida em juízo.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados