Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Plano de gestão; plano de contingência; plano de manejo.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Plano de gestão; plano de contingência; plano de manejo.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: PLANO DE ACABAMENTO OU PLANO DE ESTRATIFICAÇÃO

- superfície real ou virtual que separa os estratos, originada pela mudança da granulação do material depositado, da composição mineralógica, da morfometria dos grãos, ou da orientação das partículas. É freqüentemente observado pelas diferenças de coloração entre os estratos ou pela facilidade da rocha em se partir segundo essas superfícies.


:: PLANO DE CONTINGÊNCIA

- conjunto de procedimentos e ações que visam à integração dos diversos planos de amergência setoriais, bem como a definição dos recursos humanos, materiais e equipamentos complementares para a prevenção, controle e combate da poluição das águas (Lei 9966/00).


:: PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL

- (PCA ) : Documento técnico que contém os projetos executivos de minimização dos impactos ambientais identificados na fase de avaliação da viabilidade ambiental de um empreendimento. Nos termos da Resolução CONAMA 10/90, o PCA é requisito à obtenção da licença de instalação de empreedimentos de exploração de minérios destinados à construção civil. O PCA deverá ser antecedido de um Relatório de Controle Ambiental - RCA , o qual instruirá o requerimento de licença prévia do empreendimento. O RCA é um documento técnico que substitui, a critério do órgão licenciador, o EIA / RIMA e contéma identificalçai, a qualificação e a quantificação dos potenciais impactos ambientais associados ao empreendimento.


:: PLANO DE EMRGÊNCIA

- conjunto de medidas que determinam e estabelecem as responsabilidades setoriais e as ações a serem desencadeadas imediatamente após um incidente, bem como definem os recursos humanos, materiais e equipamentos adequados à prevenção, controle e combate à poluição das águas (Lei 9966/00).


:: PLANO DE FALHA OU SUPERFÍCIE DE FALHA

- superfície ao longo da qual houve o deslocamento relativo dos blocos contíguos, apresentando em geral estrias, polimento e vestígios de cisalhamento. Quando o plano é inclinado, o bloco superior separado pela falha é denominado de capa, e o inferior de lapa.


:: PLANO DE GESTÃO

- conjunto de ações desenvolvidas por grupos sociais interessados na conservação e/ou preservação ambiental de uma determinada área, constituindo projetos setoriais e integrados contendo as medidas necessárias.


:: PLANO DE MANEJO

- documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade, Lei 9.985/2000 At. 2°, XVII. Projeto dinâmico que, utilizando técnicas de planejamento ecológico, determine o zoneamento de um Parque Nacional, caracterizando cada uma das suas zonas e propondo seu desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades (Decreto 84.017/79).
Corredores ecológicos porções de ecossistemas naturais ou seminaturais ligando unidades naturais de conservação que possibilitam o intercâmbio de genes e da biota.



:: PLANO DE MANEJO FLORESTAL E PLANO OPERACIONAL ANUAL

- O plano de manejo florestal e os planos operacionais são documentos escritos baseados em critérios técnicos adequados, em conformidade com a legislação ambiental e outras leis nacionais disponíveis. O plano de manejo se refere ao ordenamento das atividades florestais na unidade de manejo como um todo e o plano operacional anual se refere às atividades específicas naquele ano.


:: PLANO DE PROTEÇÃO AO SOLO E DE COMBATE À EROSÃO

- conjunto de medidas que visa a promover a racionalização do uso do solo e o emprego de tecnologia adequada, objetivando a recuperação de sua capacidade produtiva e a sua preservação (Decreto 77.775/76).


:: PLANOS DIRETORES AMBIENTAIS

- conjunto de diretrizes, etapas de realização, restrições e permissões, idealizados com base em diagnósticos prévios, para disciplinar o desenvolvimento de projetos e atividades em uma determinada área, com vista ao alcance de objetivos e metas de recuperação e conservação ambiental.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados