Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Licitações e Contratos Administrativos - Contratos administrativos
Existe vedação ao contrato com prazo de vigência indeterminado?


Existe vedação ao contrato com prazo de vigência indeterminado?

Sim. Constitui exigência legal - art. 57, §3º da Lei 8.666/93 - que os contratos, convênios e quaisquer instrumentos contratuais celebrados entre a Administração Pública terão prazo de vigência determinado, sem qualquer exceção.
Jurisprudência TCEMG:
Processo Administrativo. Relevância do prazo determinado dos contratos, inclusive para fins de controle. “É imperioso que este Tribunal de Contas indique o §3º do art. 57 da Lei nº 8.666/93, como parâmetro de vedação de realização de contrato administrativo com prazo indeterminado. Não é apenas norma de cogência obrigatória mas, também, se presta à gestão planejada e estruturada em orçamentos, que contemplam instrumentos geradores de despesas, cuja previsão é rigorosamente observada pelos órgãos de controle interno da Administração”. (Processo Administrativo nº 501013. Rel. Conselheiro Simão Pedro Toledo. Sessão do dia 22/05/2007)



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados