Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Processual Civil - Reconvenção
Como funciona uma reconvenção?


Como funciona uma reconvenção?

A reconvenção será entregue juntamente com a contestação, conforme dispõe o art. 299 do CPC:

Art. 299. A contestação e a reconvenção serão oferecidas simultaneamente, em peças autônomas; a exceção será processada em apenso aos autos principais.


Quando o magistrado verificar casos similares à inépcia da petição inicial, bem como ausência de determinados requisitos específicos, poderá indeferir de plano a reconvenção, sendo que a parte prejudicada pode recorrer da referida decisão.

A reconvenção não tramitará em separado da ação principal, sendo juntada aos autos, da mesma forma que a contestação. Uma vez juntada, o reconvindo é intimado para contestá-la no prazo de 15 (quinze) dias, conforme determina o art. 316 do CPC:

Art. 316. Oferecida a reconvenção, o autor reconvindo será intimado, na pessoa do seu procurador, para contestá-la no prazo de 15 (quinze) dias.


O magistrado, quando for proferir sentença na ação principal, deverá julgar simultaneamente a reconvenção, por imposição legal do art. 318 do CPC. Caso essa regra não seja observada, a sentença pode ser nula.

Art. 318. Julgar-se-ão na mesma sentença a ação e a reconvenção.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados