Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Processual Civil - Ação
O que é 'Interdito Proibitório"?


O que é 'Interdito Proibitório"?

Interdito Proibitório,  conforme   Marcus Vinicius Gonçalves, é  um mecanismo processual de defesa da posse, embasado no  artigo 932, do Código de Processo Civil: 

 "o possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poderá impetrar ao juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante mandado proibitório, em que se comine ao réu determinada pena pecuniária, caso transgrida o preceito".

Essa é uma espécie de ação possessória  que visa proteger preventivamente a posse que está sofrendo ameaça de ser molestada ou sob iminência de sofrê-la. 

São pressupostos para essa ação:

a) que o autor esteja na posse do bem,;

b)  que haja a ameaça de turbação ou esbulho por parte do réu e

c) que haja o justo receio de que tal ameaça se configure.

Vimos que no caso do Interdito Proibitório a medida possessória destina-se à hipótese de ameça de turbação ou esbulho, e não o esbulho propriamente dito.

O esbulho é a retirada forçada do bem de seu legítimo possuidor, que pode se dar violenta ou clandestinamente.

Neste caso, o possuidor esbulhado tem o direito de ter a posse de seu bem restituída utilizando-se, para tanto, de sua própria força, desde que os atos de defesa não transcendam o indispensável à restituição.

O possuidor também poderá valer-se da ação de reintegração de posse para ter seu bem restituído. 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados